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Colapso do Marketing Digital no Pós-Pandemia

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Colapso do Marketing Digital no Pós-Pandemia

Colapso do Marketing Digital no Pós-Pandemia

Colapso do marketing digital no pós-pandemia

O que muitos profissionais estavam imaginando, que haveria um colapso do marketing digital no período pós pandemia, parece estar ficando muito claro neste momento, e preocupando as agências de marketing digital.

O mais curioso sobre este verdadeiro “desastre” que se aproxima é que o colapso no marketing digital brasileiro não acontecerá por falta de vagas, como em outros setores, mas sim pela falta de profissionais qualificados.

Durante o período de pandemia, houve uma grande migração de negócios do mundo físico para o ambiente online. Os serviços de delivery pela Internet, por exemplo, dispararam e muitas empresas criaram seus sites para vender online.

O problema é que não basta ter um site. Ele precisa ser divulgado de maneira profissional nos diversos canais digitais, caso contrário ficará como um outdoor no porão.

É aí que vemos uma verdadeira situação de colapso do marketing digital no período pós-pandemia, porque o mercado, que já estava carente de profissionais de marketing online realmente qualificados e com o aumento da demanda, será um verdadeiro caos.

Um número cada vez maior de empresas vai precisar de serviços de marketing digital, e simplesmente não encontrarão profissionais que possam realmente alavancar a exposição da marca e geração de novos negócios.

Para piorar a situação, muitos dos profissionais de marketing digital partiram para a criação de seus próprios negócios online, o que deixou o mercado ainda mais carente.

Qual foi o impacto da pandemia no mercado de marketing digital

Talvez você esteja se perguntando onde foram parar esses profissionais? A resposta é muito simples: seguiram carreira solo.

Muitas agências de marketing digital demitiram profissionais com larga experiência, como uma forma de cortarem custos, já que com os fechamentos promovidos por estados e municípios, muitas empresas físicas simplesmente ficaram sem recursos para investir em divulgação na Internet.

Como esses profissionais já tinham uma boa bagagem em termos de marketing digital, seguiram um caminho lógico para continuarem a trabalhar e se sustentar. Buscaram entre as diversas ideias de negócios na Internet, aquelas que mais se encaixavam em seu perfil empreendedor.

Outros, decidiram assumir a posição de freelancer de marketing digital e aos poucos foram pegando gosto pela coisa. Com plataformas especializadas em serviços freelancer de marketing digital, como o Marketing Job, por exemplo, conseguir trabalho não é problema.

O resultado é que um mercado que já estava carente de profissionais qualificados, perdeu diversos destes profissionais para o empreendedorismo de necessidade, e como muitos destes negócios deram certo, dificilmente estes profissionais irão voltar para o mercado de trabalho.

Qual o cenário que estamos projetando?

Uma hora a pandemia vai acabar e as empresas vão voltar a anunciar, e voltarão com toda força, pois será por aí que poderão recuperar as perdas causadas pelo COVID-19.

Vai ser neste momento que o colapso do marketing digital no pós-pandemia ficará mais evidente, pois mesmo tendo dinheiro para investir, as empresas não contarão com profissionais qualificados para a divulgação de seus produtos e serviços na Internet.

As agências, por falta de pessoal, não conseguirão atender à demanda reprimida, e mesmo pagando salários melhores, simplesmente não encontraram candidatos para as vagas oferecidas.

Pior ainda. Sem o suporte das agências, muitos empresários acabarão caindo na mão de curiosos que se apresentarão como especialistas, mas na verdade não dominas as técnicas e ferramentas de marketing digital.

Isso significa que os profissionais dessa área estão sendo amplamente disputados pelas empresas, o que infla seus salários e, ao mesmo tempo, aumenta a pressão e a cobrança por resultados e performance.

Teremos uma situação em que um grande número de empresas vão estar dispostas a aumentar o seu investimento em marketing digital, e algumas delas realmente começarem sua imersão no universo digital.

Por outro lado, teremos uma carência muito grande de profissionais de marketing digital qualificados, o que provocará um aumento do salário dos profissionais disponíveis, que será, obviamente, repassado pelas agências para seus clientes.

Como resolver esta situação?

Diante de um quadro desses, as pequenas e médias empresas terão que partir para a capacitação de profissionais de seus próprios quadros.

Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing, escola especializada em cursos de marketing digital, acredita que este será o caminho mais interessante para as empresas.

“Eu acredito que a melhor agência de marketing digital está na própria empresa, como já discuti em um artigo que publiquei na Academia do Marketing há algum tempo. Afinal de contas, ninguém conhece melhor o seu negócio que você e seus colaboradores.” Afirmou o consultor.

“Durante a pandemia já tínhamos sentido um aumento das inscrições em nossos cursos online, e acreditamos que no pós-pandemia, teremos um movimento de inscrições ainda maior, pois um grade número de empresas vão querer formar seus próprios quadros de marketing digital em função da escassez de mão de obra qualificada” afirma ele.

“Já estamos preparando a nossa estrutura para a volta dos cursos presenciais, interrompidos em função da pandemia, e lá para agosto desse ano estamos prevendo turmas lotadas.” finaliza o consultor.

Entre os desafios que os empreendedores brasileiros terão que enfrentar, podemos dizer com uma certa margem de garantia, que o colapso do marketing digital no pós-pandemia é mais um para a lista, mas a solução parece simples.

Como sempre, se antecipar é a melhor opção, pois os dados são muito claros e o colapso do marketing digital no pós-pandemia é inevitável, pois os elementos estão todos presentes:

    • Demanda reprimida pela situação de pandemia do COVID-19;
    • Evasão de profissionais das agências de marketing digital;
    • Falta de mão de obra qualificada;
    • Tempo de formação de um analista de marketing digital.

Por isso, é importante que você se antecipe e comece agora a pensar nessa questão. Em tempos de mercado normal, você poderia facilmente partir para a terceirização do seu marketing digital, mas o fato é que não vivemos tempos normais.

E você? O que acha? Você vê o colapso do marketing digital no pós-pandemia é um desafio para a sua empresa? Deixe o seu comentário em se mantenha em dia sobre este assunto assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Empreendedores Web

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