fbpx

Como começar a trabalhar como freelancer?

Como começar a trabalhar como freelancer?

Como trabalhar como freelancer

Como começar a trabalhar como freelancer?

Existem alguns passos a se você quiser saber como começar a trabalhar como freelancer. O início costuma ser o momento em que mais é causada a desmotivação, isso porque a expectativa colocada nessa nova fase é muito alta, e os resultados acabam não sendo tão visíveis ou palpáveis.

Assim como todas as profissões, não é algo que acontece da noite pro dia, e deve ser levado muito a sério, uma vez em que essa mudança pode fazer com que sua vida tome um novo rumo na área profissional e pessoal.

Entender como começar a trabalhar como freelancer é muito importante, e essa busca costuma acontecer por alguns motivos.

Seja pela escassez de emprego em determinadas áreas, querer trabalhar para si mesmo e fazer seus próprios horários, ter uma renda extra ou até mesmo fazer um projeto em que acredita que há resultado tanto pessoal quanto profissional são alguns deles.

Todo os motivos para se tornar um freelancer são válidos, mas começar a trabalhar como freelancer é como abrir uma empresa, e pular etapas não é muito interessante.

Tirando o momento em que você saiu do emprego ou não está conseguindo se recolocar no mercado, começar a trabalhar como freelancer é algo que pode ser muito bem pensado e planejado, seguindo passos calmos e esperando pacientemente pelo retorno.

Não pense que vai começar a trabalhar como freelancer trabalhando só na hora que quer ou trabalhando na praia, isso é um outro universo onde muitas pessoas tentam passar uma imagem que não é a realidade.

Saiba que para se tornar um freelancer de sucesso é preciso trabalhar duro, principalmente no início, e pensando nisso trouxemos alguns passos a serem seguidos para te ajudar nesse novo caminho.

Como começar a trabalhar como freelancer

Ao começar uma empresa, você passa por algumas etapas, batalha para conseguir o seu espaço e seus clientes, e com o tempo você os resultados vão aparecendo e você acaba se tornando uma empresa de destaque no seu segmento de atuação.

Não é diferente quando você começa a trabalhar como freelancer, e por isso é sempre importante começar com calma e sempre buscando melhorar na área que atua.

Abaixo, listamos algumas das dicas e um passo a passo para quem quer saber como começar a trabalhar como freelancer e construir uma carreira como freelancer de sucesso.

1 – Busque por algo que gosta

Tem algo que você domina e que pode se tornar um trabalho rentável? Pode ser uma boa opção para começar a trabalhar como freelancer, porque dessa forma é mais provável que você esteja apto a ficar ainda mais horas trabalhando, ou até mesmo usar o seu fim de semana para se dedicar aos estudos ou trabalhos.

Depois de escolher no que atuar, faça uma análise do mercado em que vai ingressar, pontuando os pontos fortes e fracos do seu projeto, analisando a concorrência e buscando apresentar um diferencial, seja ele qual for.

2 – Planejamento financeiro

Saiba que os primeiros momentos de quem começa a trabalhar como freelancer não são as mil maravilhas no que tange a questão financeira.

No início, a sua carteira de cliente será pequena, e é preciso aguardar algum tempo para que os resultados do seu marketing pessoal como freelancer comece a surtir efeito e com isso ocorra um crescimento na quantidade de trabalhos freela.

Pensando nisso é muito importante que você faça algumas mudanças, dentre elas está a redução de gastos para o mínimo necessário, para que você possa operar com gastos reduzidos para poupar dinheiro.

Como começar a trabalhar como freelancer é um projeto de médio/longo prazo, outro ponto importante é ter uma reserva de emergência, uma vez que o retorno dos primeiros meses pode não ser o suficiente para arcar com os gastos mensais nos primeiros momentos.

3 – Local de trabalho

Essa é uma dica fundamental para quem deseja saber como começar a trabalhar como freelancer. Pode parecer bobeira, mas muitas pessoas que iniciam no trabalho freelancer, costumam realizar as suas atividades em cima da cama, de pijamas, ou seja, sem qualquer preparo inicial.

Não é porque o seu trabalho é na frente do computador que você não precisa agir como um trabalho convencional.  Separe um local na sua casa, pode ser até mesmo aquele canto da sala que você não conseguiu preencher com algum móvel.

Faça dele o seu home office e a partir do momento em que você sentar na cadeira, não está mais em casa, mas sim no seu local de trabalho. Esses detalhes podem ser pequenos, mas fazem toda a diferença no seu rendimento.

Como começar a trabalhar como freelancer

4 – Horários de trabalho definidos

Outra dica para quem deseja saber como começar a trabalhar como freelancer diz respeito a horários de trabalho. Da mesma forma que ocorre nos trabalhos convencionais, é necessário ter uma rotina diária de horas de trabalho.

É claro, você pode fazer o seu horário, começando mais tarde, ou tendo horários intercalados, tudo isso vai variar de acordo com o mercado que você escolher, o momento em que é mais produtivo, e, claro, onde você tenha mais conforto para trabalhar.

Tenha em mente que esse não precisa ser um trabalho estressante, mas isso não quer dizer que você só vai trabalhar a hora que quer, muito pelo contrário, por se tratar da sua carreira, às vezes podem ter dias onde será necessário ficar mais tempo trabalhando, e sem receber horas extras por isso.

5 – Organização

Talvez esse seja um dos passos mais complicados por se tratar de uma auto avaliação. Quando estamos trabalhando numa empresa nos acomodamos a ser informado do que será feito ao longo do dia, mas quando começamos a trabalhar como freelancers nós é quem devemos saber organizar as suas horas trabalhados e o que fazer nesse período.

O planejamento do seu dia desde que “bate o ponto” de entrada até a hora de ir embora deve ser pensado por você, seja no dia anterior ou semanalmente, da forma que for mais prático para o seu negócio.

6 – Defina quanto vale a sua hora

Esse é um ponto muito importante e também muito delicado para quem está querendo saber como começar a trabalhar como freelancer, e por isso não poderia faltar em nossa lista.

Você tem duas opções, cobrar pelo projeto ou pelas horas, isso vai variar de acordo com o mercado em que você estiver inserido. Analise bem a sua área e saiba diferenciar qual forma de cobrança é mais interessante.

No início é muito comum praticar preços menores que o mercado, uma vez em que você está buscando atingir uma quantidade maior de clientes nesse momento.

Depois que o seu trabalho já está mais sólido na sociedade, então será possível cobrar mais pelos mesmos projetos em que antes você fazia por menos. A questão de quanto cobrar pelo trabalho freelancer não é tão complexa assim.

7 – Separe um horário de estudo

O problema de muitas pessoas, seja no meio privado ou autônomo, é não buscar especialização na área em que atua, mas principalmente no universo virtual as novas ferramentas tecnológicas são criadas diariamente, nos forçando a estar buscando conhecimento a todo instante.

Por essa questão é muito importante que você faça uma busca por páginas que tratam do assunto que você trabalha e você reserve uma parte do seu dia para ler as notícias mais relevantes e, quem sabe, aprender sobre uma ferramenta que vai otimizar o seu trabalho e entregar algo de melhor qualidade.

Agora que você já conhece as principais diretrizes sobre como começar a trabalhar como freelancer, é hora de colocar a mão na massa, começando pelo seu planejamento. Conte sempre conosco e fique em dia, assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

Deixe seu comentário