fbpx

Como se tornar um freelancer de sucesso

Como se tornar um freelancer de sucesso

Como ser um freelancer de sucesso

Como se tornar um freelancer de sucesso e gerar mais negócios

Se você quer saber como se tornar um freelancer de sucesso, este artigo é justamente o que estava procurando.

Nele vamos dar um roteiro completo sobre o que você precisa fazer para estruturar uma carreira de freelancer de sucesso e ganhar dinheiro nas horas vagas ou então tornar a atividade freelancer sua principal fonte de renda.

Trabalhar como freelancer é ser seu próprio chefe e ter a possibilidade de determinar o que você pode fazer com o potencial de trabalho que tem.

É um modelo de trabalho que vem conquistando milhões de brasileiros, mas é sempre importante destacar que para ter sucesso neste mercado é preciso ter método.

Neste artigo vamos apresentar um verdadeiro passo a passo sobre como se tornar um freelancer de sucesso, abordando temas como:

Você verá que com planejamento e seriedade, também poderá ocupar um lugar de destaque no mercado freelancer.

O passo a passo de como se tornar um freelancer de sucesso

Confira abaixo o passo a passo para ser um freelancer de sucesso e conquistar uma posição de destaque em um mercado que cresce a passos largos no Brasil e no mundo.

1 – Posicione-se de maneira profissional

A nossa primeira dica sobre como se tornar um freelancer de sucesso é justamente assumir um posicionamento profissional em relação a esta decisão. O mercado, seja lá em qual área você decidir trabalhar como freelancer, está cada vez mais exigente.

A Gig Economy, como é conhecido o mercado de trabalho para freelancers, está super profissionalizada, e para ter sucesso nesta área você precisa levar o seu trabalho como freelancer, seja ocasional ou como principal atividade, muito a sério.

2 – Defina a sua área de atuação

Esta é outra decisão para qual você precisa refletir muito, de forma a se posicionar com inteligência  neste mercado, e fazer uma trabalho no sentido de se tornar uma referência em sua área, e não mais um daqueles freelancers que se propõem a fazer de tudo e não são mestres em nada.

Foque os seus esforços em uma área que, em primeiro lugar, você já domine e tenha uma boa experiência. A segunda é trabalhar naquilo em que você tem realmente paixão, pois esta paixão acaba se transformando em ótimos trabalhos e resultados financeiros.

Não caia na tentação de se definir como freelancer em trocentas especializações. Isso, além de passar uma impressão de que você é um generalista, e não um especialista, não vai ajudar em nada. É um dos maiores erros que um freelancer pode cometer.

3 – Crie um espaço para desenvolver seu trabalho como freelance

Outra dica que julgamos fundamental para você poder trabalhar de forma produtiva como freela é ter um espaço em sua casa, para desenvolver este trabalho, principalmente se for se dedicar integralmente a esta atividade.

Como se tornar um freelancer de sucesso se não consegue se concentrar em seus jobs? Não há quem consiga tamanha proeza. Por isso, recomendamos que você reserve um espaço na sua casa justamente para desenvolver o seu trabalho.

Aqui mesmo no blog do Marketing Job, já tivemos a oportunidade de publicar um artigo bastante interessante sobre isso, sob o título Como Montar Um Home Office Para Freelancer. Recomendamos que você leia.

Como se tornar um freelancer de sucesso

4 – Criação de uma rotina de trabalho

Não há como se tornar um freelancer de sucesso se você não criar uma rotina de trabalho para exercer este tipo de trabalho. A disciplina no home office é um dos pilares de uma carreira de sucesso nesta área.

Além da sua rotina de trabalho, com horários para começar seu trabalho e terminar, intervalos e compromissos muito bem definidos, você também precisará conversar com a sua família, para que eles entendam que você só está em casa fisicamente. Na verdade, a “alma” está no trabalho.

Contar com o apoio das outras pessoas que estão em seu ambiente de trabalho doméstico é um dos grandes segredos dos freelancers de sucesso.

5 – Invista sempre em capacitação

Outra dica fundamental para quem quer saber como se tornar um freelancer de sucesso é investir sempre em capacitação, esteja você em início de carreira ou já seja um profissional experiente.

A economia atual é muito dinâmica e o que você sabe hoje pode estar ultrapassado em pouco tempo. Por isso, é fundamental que você se mantenha em dia com as últimas técnicas e ferramentas envolvidas em sua área de atuação.

Uma boa dica é criar um fundo de reserva com os ganhos que você obtiver com a atividade de profissional freelancer para custear estes treinamentos. Faça cursos que agreguem valor ao seu trabalho e que coloque você em um outro patamar profissional.

6 – Qualidade como marca registrada

Uma das dicas mais importantes para quem quer saber como se tornar um freelancer de sucesso é transformar a qualidade em sua marca registrada. Ter boas avaliações em seu perfil é talvez uma das maiores ferramentas para a divulgação do seu trabalho.

Um freelancer muito bem-sucedido, certa vez nos disse que seu grande segredo era encarar cada trabalho como se fosse o seu último, onde ele teria que superar todos os anteriores, para deixá-lo como um marco na sua história profissional.

Um dos segredos neste mercado é saber como o freelancer pode fidelizar seus clientes, e sem dúvida alguma, entregar um trabalho de altíssima qualidade é uma das maneiras de transformar um trabalho eventual em um cliente recorrente.

Dicas para se tornar um freelancer de sucesso

7 – Vendendo o seu trabalho como freelancer

Outro segredo para atrair clientes, tanto em plataformas de trabalho freelancer como o Marketing Job, quanto em uma estratégia de marketing pessoal nas redes sociais é elaborar um bom portfólio, que mostre de maneira diversa seus trabalhos já executados.

Tente colocar exemplos de trabalho em diversos setores, para deixar seu portfólio mais abrangente e demonstrar a sua flexibilidade. Aqui em nosso site, na área de perfil da sua conta, temos uma ótima ferramenta para isso.

Outra dica para ser um freelancer de sucesso é se promover intensamente na Internet. Divulgue seu perfil no Marketing Job, em suas redes sociais, tenha um portfólio no Behance e outros sites voltados para este tipo de divulgação.

8 – Formalize a sua atividade

Uma última dica fundamental para quem deseja saber como se tornar um freelancer de sucesso diz respeito à formalização da sua atividade. Seja como atividade complementar à sua renda, ou como atividade de trabalho principal, é necessário que você formalize seu trabalho.

A maioria das empresas hoje em dia, pede nota fiscal aos freelancers que contrata, como em muitos casos aqui no Marketing Job. Por isso, se você não tem como emitir ao nota fiscal, certamente irá perder ótimas oportunidades.

Para evitar isso, a melhor forma é se transformar em Microempreendedor Individual, o conhecido MEI. Fazendo isso, você não só poderá emitir nota fiscal, como também pagará um imposto bem menor do que pagaria como pessoal física.

Para saber como fazer esta migração, sugerimos que leia o nosso artigo O Freelancer Deve Se Tornar Um MEI, onde damos todos os passos para você formalizar sua atividade como freelancer.

Se você pretende iniciar uma carreira de freelancer, ou quer investir mais nesta área, acreditamos que estas dicas sobre como se tornar um freelancer de sucesso, e outras que temos em nossa seção de artigos sobre o trabalho Freelancer, serão de grande ajuda.

Agora que já tem o roteiro completo sobre como se tornar um freelancer de sucesso, é apenas uma questão de se estruturar e partir para cima deste desafio. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos envolvendo o trabalho freelancer, assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

2 Comentários

  • Jorge

    3 meses atrás

    Acho que a principal dica para se tornar um freelancer de sucesso é antes de tudo se planejar. Parece fácil mas na verdade não é, e sem planejamento, aí mesmo é que fica difícil.

    • Olá Jorge

      Concordamos plenamente com você. Para se tornar um freelancer de sucesso, antes de tudo é necessário fazer seu planejamento, um programa de carreira, como em qualquer outro negócio.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário