fbpx

10 dúvidas sobre o trabalho freelancer

  1. Home
  2. Freelancer
  3. Artigo

10 dúvidas sobre o trabalho freelancer

Principais dúvidas sobre o trabalho freelancer

10 dúvidas sobre o trabalho freelancer que você precisa esclarecer

Algumas dúvidas sobre o trabalho freelancer ainda seguram muita gente na hora de adotar este modelo de trabalho que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo inteiro.

O trabalho freelancer é uma maneira cada vez mais popular de trabalhar. Mas o que é realmente um freelancer, por que as pessoas são freelancers e será que eu posso fazer uma carreira nesta área?

Estas são dúvidas comum, e até esperada, pois de certa forma, no Brasil este é um modelo de trabalho relativamente recente, já que a nossa cultura sempre foi voltada para o modelo de trabalho convencional, em uma relação patrão/empregado.

Para deixar claras algumas questões que costumam confundir muita gente ainda, a equipe do Marketing Job reuniu as dez principais dúvidas sobre o trabalho freelancer, para que você deixe claras estas questões.

Principais dúvidas sobre o trabalho freelancer

Abaixo listamos as principais dúvidas sobre o trabalho freelancer que, pela nossa experiência, ainda são comuns para grande parte das pessoas. Confira estes pontos explicados aqui.

1 – O que é freelancer?

Em primeiro lugar, vamos definir exatamente o que vem a ser o trabalho como freelancer. O trabalho freelancer ocorre quando alguém oferece seus serviços por um período acordado em troca de uma taxa.

Os freelancers são trabalhadores independentes, que não possuem qualquer tipo de vínculo com as empresas ou indivíduos que contratam seus serviços.

Geralmente, os freelancers trabalham em empregos de curta duração, embora os períodos dos contratos variem em duração e possam ser, e frequentemente são, prolongados, principalmente quando o profissional entrega um ótimo resultado.

2 – Quem pode se tornar um freelancer?

A resposta curta, simples e objetiva é: qualquer um, seja pessoa física ou até mesmo jurídica. Não há restrições quanto a quem pode se tornar um freelancer.

Contanto que você tenha uma habilidade ou serviço que uma empresa ou indivíduo precise, você poderá oferecer seus serviços e ser freelancer.

3 – Quem contrata freelancers?

Outra das dúvidas sobre o trabalho freelancer é justamente para quem estes profissionais trabalham. Os freelancers são contratados por indivíduos e organizações, incluindo microempresas, pequenas e médias empresas e também grandes empresas. O mercado de trabalho para o freelancer é cada vez maior.

A terceirização de serviços é uma tendência mundial, e por isso mesmo, quem quiser iniciar uma carreira como freelancer, encontrará um mercado extremamente aquecido e pronto para consumir serviços de alta qualidade.

Dúvidas sobre o trabalho freelancer

4 – Quais serviços os freelancers oferecem?

Freelancers oferecem um conjunto diversificado de serviços. Realmente não existe uma lista fixa. Alguns serviços oferecidos por freelancers incluem:

  • Desenvolvimento de textos como redator freelancer
  • Serviços de contabilidade e outros na área administrativa
  • Planejamento e gerenciamento de eventos, como casamentos, aniversários e outros
  • Fotografia e produção de vídeos
  • Assistência virtual, como por exemplo, gerenciamento de e-mail e diário, atendimento de chamadas e outros
  • Desenvolvimento de sistemas e suporte de TI
  • Web design,  desenvolvimento de sites, gerenciamento de Redes Sociais

Como regra geral, se uma organização ou indivíduo pode terceirizar um determinado serviço, o profissional freelancer pode executar a tarefa!

5 – Quais serviços estão com maior demanda?

Esta é uma das dúvidas sobre o trabalho freelancer mais comuns, e aqui no Marketing Job temos visto muitas especialidades disparando, principalmente em função da retomada do crescimento na economia.

A demanda por serviços freelancer costuma ser associada a momentos de incerteza econômica, o que não deixa de ser verdade, mas em momentos de retomada de crescimento econômico, ela é ainda maior.

Aqui em nosso site temos percebido um aumento de demanda em áreas como web design, produção de conteúdo, redes sociais, criação de sites e desenvolvimento de soluções web, entre várias outras.

6 – Quais são as vantagens de ser freelancer?

Não há dúvida que ser um profissional freelancer tem inúmeras vantagens, que na verdade funcionam como a maior motivação para um número cada vez maior de pessoas buscarem este modelo de trabalho. Entre elas então:

  • Ser seu próprio chefe – Ser freelancer é uma das melhores maneiras de iniciar seu próprio negócio. Prestar serviços sendo seu próprio chefe também permite que você decida quantas horas irá trabalhar, quando no ano e em quais locais.
  • Trabalhar em casa ou remotamente – Se sua preferência é trabalhar em casa, no modelo de Home Office, o freelancer oferece essa flexibilidade e os freelancers podem desfrutar de um negócio bem-sucedido fazendo exatamente isso. A Internet criou possibilidades de trabalho remoto que empresas de todo o mundo desejam usar.
  • Ganhando dinheiro rapidamente – Os freelancers podem ser pagos não apenas com mais rapidez e frequência do que os funcionários permanentes, mas também podem ganhar muito mais em um determinado período do que um funcionário permanente realizando um trabalho semelhante.
  • Sendo pago para viajar – Se você gosta de viajar, o trabalho freelance pode levá-lo ao redor do país ou a lugares mais distantes. Além disso, você pode viajar às custas de outra pessoa em alguns casos, ou então se tornar um nômade digital!

No caso específico do marketing digital, já tivemos a chance de discutir este assunto aqui no site e você pode conferir no artigo Vantagens de Ser Freelancer de Marketing Digital.

7 – Quais são as desvantagens do freelancer?

Essa é uma das dúvidas sobre o trabalho freelancer que nem sempre vemos ser discutidas, mas é claro que ser freelancer também tem algumas desvantagens, o outro lado da moeda. Entre elas destacamos:

  • Ter que encontrar trabalho – Se você é freelancer, não há chefe para lhe dar seu primeiro ou próximo emprego. Cabe a você encontrar trabalho. Felizmente, existem sites especializados em freelancing, como o Marketing Job, que podem ajudar a facilitar esse processo.
  • Ter que manter seu currículo – Seu currículo é o que ajudará você a conseguir seu próximo emprego, se não o primeiro, por isso, será necessário atualizá-lo à medida que os trabalhos forem concluídos e às novas habilidades adquiridas. Isso pode se tornar uma tarefa árdua, mas é necessário, se você deseja transmitir sua experiência e conhecimento atuais.
  • Prestar atenção aos impostos – Como freelancer você mesmo é que terá que cuidar da questão tributária envolvendo o seu trabalho, principalmente o imposto de renda e nota fiscal. Nossa dica neste caso é que o freelancer se transforme em MEI, para pagar menos imposto e evitar a burocracia.

Dúvidas frequentes sobre o trabalho freelancer

8 – Onde posso trabalhar como freelancer?

Como mencionado, uma vantagem de ser freelancer é que este modelo de trabalho permite que você viaje. Dependendo de suas habilidades e do serviço que oferece, você pode trabalhar em empregos freelancers local, nacional ou internacionalmente.

Por exemplo, você pode oferecer um serviço de jardinagem, que provavelmente seria oferecido a indivíduos e empresas locais. Ou você pode ser freelancer como personal trainer e oferecer serviços local e regionalmente.

Você também pode trabalhar no conforto da sua casa como freelancer de marketing digital, gerenciamento de redes sociais, entrada de dados para sites e lojas virtuais, redator freelancer e outras atividades. A Internet abriu inúmeras oportunidades para as pessoas trabalharem remotamente sem a necessidade de estar na empresa de um cliente.

9 – Como começar a trabalhar como freelancer?

Outra das dúvidas sobre o trabalho freelancer diz respeito a como começar. Temos um artigo completo aqui no site, sob o título Como Iniciar Uma Carreira de Freelancer, onde damos o passo a passo para isso. Vale a pena conferir!

Basicamente, em primeiro lugar você precisa se organizar, definindo, por exemplo, em que área irá trabalhar, criando uma estrutura para executar este trabalho em casa, divulgando o seu trabalho nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Outra dica, que hoje em dia é essencial, é se cadastrar em sites especializados na sua área, como o Marketing Job, por exemplo, que é focado em trabalhos freela de marketing digital.

10 – Posso fazer carreira como freelancer?

Essa é talvez uma das dúvidas sobre o trabalho freelancer mais comuns depois que conhecemos como realmente este modelo de trabalho funciona.

A resposta é simples: Sim! Se você estiver trabalhando no momento, pode experimentar trabalhar como freelancer em paralelo ao seu trabalho principal antes de decidir se fará isso em período integral.

Se você está entre empregos ou em uma pausa na carreira, trabalhar como freelancer é uma maneira de ganhar rapidamente dinheiro enquanto preenche o espaço vazio em seu currículo. E quem sabe, você pode gostar! Para saber mais, recomendamos que você leia o nosso artigo Como Se Tornar Um Freelancer de Sucesso.

Agora que você já viu as respostas para as principais dúvidas sobre o trabalho freelancer, o que acha de se tornar um? Deixe o seu comentário e assine a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

6 Comentários

  • Parabéns pelo artigo, esclarecendo as principais dúvidas sobre o trabalho freelancer, ajuda bastante e esta muito bem rankeado!

    Eu também trabalho com marketing digital, na parte de tráfego.

    Abraço.

    • Olá Antônio

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as dúvidas que a maioria das pessoas possuem sobre o trabalho freelancer foi útil para você.

      Se você trabalha com marketing digital, gostaríamos então de convidá-lo a se cadastrar em nosso site como freela. É bem fácil, basta acessar o link https://www.marketingjob.com.br/cadastro/?step=1

      Um grande abraço!

      Equipe Marketing Job

  • Acho que a principal dúvida sobre o trabalho freelancer é justamente onde encontrar trabalho, mas tendo um site especializado nesta área, como o Marketing Job, as coisas ficam bem mais fáceis. Parabéns pelo artigo!

    • Olá Ana

      Muitas das mensagens que nos enviam com dúvidas sobre o trabalho freelancer dizem respeito a onde encontrar trabalho. Como na área do marketing digital não tínhamos no Brasil nenhum site especializado, surgiu então a ideia de montarmos o Marketing Job.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

  • Parabéns pelo artigo sobre as principais dúvidas sobre o trabalho freelancer. Muita gente ainda não se decidiu por uma postura mais definitiva nesta área justamente por não entender direito como funciona.

    • Olá Alex

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as principais dúvidas envolvendo o trabalho como freelancer foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário