fbpx

Principais erros dos freelancers de TI

Principais erros dos freelancers de TI

Principais erros dos freelancers de TI

Alguns erros dos freelancer de TI são simplesmente armadilhas para que o seu trabalho neste modelo de trabalho não evolua e você acabe se decepcionando com este modelo de trabalho.

O crescimento do mercado de trabalho freelancer no Brasil é invejável e o que não faltam são oportunidades para profissionais autônomos nesta área.

Além da onda empreendedora que tomou o Brasil, o setor de TI está entre aqueles com maior cultura desse perfil de contratação.

Embora essa modalidade inovadora de trabalho traga diversas vantagens, como flexibilidade de horários, a possibilidade de gestão da própria carteira de clientes,  e um potencial ilimitado para ampliar os lucros, a verdade é que é preciso lançar mão de muita organização e planejamento para evitar os erros comuns que podem atravancar a carreira como freelancer de TI.

A seguir apresentamos, com base em um artigo publicado no Backup Garantido, empresa especializada em serviços de backup em nuvem, os principais erros dos freelancers de TI e como evita-los.

É um roteiro bastante interessante para que os freelancer de tecnologia da informação possam ir aperfeiçoando o seu posicionamento profissional e forma de trabalho

Os principais erros dos freelancers de TI e como evita-los

Se, por um lado, o mercado de TI é um dos que mais gera oportunidades para freelancers, por outro é preciso que os profissionais identifiquem estratégias e diferenciais para se destacar em meio à concorrência.

Pecar no planejamento, negligenciar o marketing pessoal para freelancers e não acompanhar as tendências do mercado são exemplos de comportamentos que impedem o profissional de conquistar novos freelas e faturar mais neste mercado em plena expansão.

1 – Não fazer investimentos em capacitação profissional

Independentemente da modalidade de trabalho, seja ela no modelo CLT ou como freelancer, a educação deve vir em primeiro lugar. Um programador freelance, por exemplo, não pode ficar para trás em termos de novas linguagens que surgem.

Certificações, cursos, extensões e especializações devem constar na agenda de todo profissional de TI, tendo em vista principalmente as exigências e demandas crescentes das organizações.

Não se limite também a uma única área de atuação em TI. Quando o assunto é capacitação, é importante estar a par das tendências e novidades de diferentes áreas e de temáticas em alta, a exemplo de segurança da informação e Machine Learning.

Além da ampliação das oportunidades freela e da valorização do seu currículo, o investimento em capacitação tende a resultar em maiores remunerações e parcerias instigantes.

2 – Ter uma presença digital de baixa expressão

Atualmente, falta de capricho na presença digital equivale a pecar no marketing pessoal para freelancers, um elemento de suma importância para divulgação do seu trabalho e, por que não dizer, vacilar feio em termos de profissionalismo.

Um dos grandes erros dos freelancers de TI é deixarem seus perfis online desatualizados ou então pecarem na apresentação do seu portfólio. Isso é muito malvisto em todos os tipos de profissionais, mas a situação se torna ainda mais complicada no caso de pessoas que atuam diretamente com tecnologia e inovação.

Mantenha perfis profissionais devidamente atualizados nas redes sociais como o LinkedIn e aqui mesmo no Marketing Job, de preferência acompanhados da produção ou compartilhamento de conteúdos úteis e relevantes sobre o setor de TI.

Erros dos freelancers de TI

3 – Não assumir um posicionamento mais profissional

Se tornar um freelancer de alto desempenho não é obra do acaso. O sucesso como freelancer de TI depende, em grande parte, de uma palavra-chave especialmente importante: profissionalismo.

Em todas as estratégias de aquisição de novos clientes, assim como a entrega do trabalho e da fidelização das parcerias conquistadas, é essencial que você seja guiado por uma postura muito profissional, que deponha a favor do freelancer e a qualidade do seu trabalho.

Não é de surpreender, assim, que você, como profissional autônomo, tenha que responder por suas responsabilidades como uma empresa. Não abrir uma empresa está fora de cogitação para aqueles que desejam alavancar suas carreiras e zelar por sua reputação no mercado.

Para ter as obrigações jurídicas regularizadas na prestação de serviços e emitir nota fiscal, é indispensável ter um CNPJ. A melhor opção neste caso é o freelancer se transformar em MEI, pelo menos em um primeiro momento nesta área.

4 – Se deixar cair na armadilha da zona de conforto

Um dos principais erros dos freelancers de TI é justamente este. A famosa “zona de conforto” é uma grande inimiga do crescimento profissional. É necessário fugir desta armadilha.

Para freelancers de TI, que têm controle sobre o leque de serviços que irão oferecer, é mais do que importante buscar ir muito além de oferecer apenas o que o cliente procura.

Seguindo a mesma linha de pensamento da capacitação, o ideal é que o profissional extrapole sua área inicial de conhecimento ou especialização, investigando novos formatos, novas possibilidades de entregar resultados, novos serviços.

Dessa forma, ele se antecipa às próprias necessidades dos clientes e potenciais clientes na área de TI, agindo como um verdadeiro criador de oportunidades.

É bem possível que seu cliente não saiba que precisa de determinado produto ou solução. Na verdade, muitos deles não sabem nem a diference entre um desenvolvedor web e um web designer.

Se você tiver a iniciativa explicar o seu trabalho, em diversificar a oferta e identificar as demandas, com certeza fará toda a diferença, e vai gerar muito mais valor agregado e confiança no seu trabalho.

Os erros que os freelancers de TI cometem

5 – Negligenciar o networking

Outro na lista dos principais erros dos freelancers de TI cometem é não darem a devida importância para o networking para freelancers. Poucas coisas são tão importantes para os profissionais autônomos quanto um networking de qualidade.

Para manter e aumentar a lucratividade, além de se estabelecer como referência no mercado, é fundamental manter o diálogo com os clientes já existentes e criar novos contatos que possam render boas parcerias. Não fazer isso é um dos maiores erros que um freelancer pode cometer.

Para uma boa estratégia nesse sentido, aposte no poder das redes sociais, o que se alinha ao que falamos anteriormente sobre ter uma presença digital eficaz, ao criar conteúdo útil para seu público e divulgar seu portfólio e a relevância dos seus serviços para as empresas.

A participação em eventos do segmento, o incentivo à recomendação do seu trabalho através da base de clientes atual e o planejamento de contatos personalizados para propor suas soluções são outras ações eficazes que devem ser levadas em consideração.

Outra ótima opção de networking para freelancer é tirar um ou dois dias da semana para trabalhar em espaços de coworking. Uma das vantagens dos espaços de coworking para freelancers é justamente o desenvolvimento de relações com outros profissionais.

6 – Falta de planejamento adequado

Com horas mais flexíveis e mais liberdade para trabalhar, é comum que profissionais autônomos se atrapalhem quando o assunto é o planejamento e o gerenciamento de tarefas e este é um dos erros que todo freelancer deve evitar.

Este é um dos erros dos freelancers de TI que podem acabar prejudicando sua imagem e a sua autoridade ao perder prazos e pecar na qualidade do serviço entregue.

Considere adotar aplicativos de produtividade, métodos de organização e um planejamento que se encaixe à sua rotina. Disponibilizar um calendário de entregas, com relatórios de resultados, é outra ação interessante que confere mais credibilidade e confiança aos seus serviços.

Você consegue se identificar em algum item da nossa lista com os principais erros dos freelancers de TI? Deixe seu comentário e assine a nossa Newsletter.

  • Compartilhe este artigo nas suas redes sociais:

Marketing Job

Autor Desde: 01/12/2019

2 Comentários

  • O maior erro de um freelancer de TI é justamente não cumprir os prazos contratados. Isso causa um grande desgaste para todos que trabalham nesta área.

    • Olá Waldir

      Concordamos plenamente com você, e por isso mesmo colocamos este ponto como um dos principais erros que os freelancer de TI cometem, para alertar os profissionais que infelizmente ainda trabalham desta forma.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário