fbpx

Impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer

Impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer

Efeitos do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer

Impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer

Nosso artigo de hoje é sobre o impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer e toda a Gig Economy, que vem crescendo a passos largos no mundo inteiro.

É claro que a pandemia do Coronavíruis é importante, tanto que o mercado financeiro mundial, acusou o golpe e reagiu negativamente na semana passada, com fortes oscilações negativas.

Bem, e o que os freelancers têm a ver com isso? Qual seria o impacto do Coronavírus sobre os freelancers? Quais são as perspectivas para estes profissionais diante desta nova realidade?

O momento é de ter calma e avaliar a questão dentro das suas devidas proporções. É uma situação obviamente séria, mas que precisa ser avaliada dentro das suas devidas proporções.

Vamos começar esta análise avaliando a situação que vivemos no momento, dentro das informações que temos até a data de publicação deste artigo.

O cenário atual

O impacto do Conoravirus sobre o mercado de trabalho freelancer depende do cenário em que estes profissionais estão envolvidos.

No Brasil, no momento temos um crescimento dos casos positivos para o teste do Covid-19, o que vem levando os governos federal, estaduais e municipais a tomarem providências em relação à pandemia.

Entre estas providências, vem se tornando cada vez mais comum, a restrição de reunião de um número grande de pessoas em um só lugar, o que facilitaria a propagação do vírus.

Isso, obviamente leva a compreensão, e inclusive a recomendação de muitos governos, para que as empresas tentem levar o trabalho que seria executado de forma presencial, a serem redirecionados para o modelo remoto.

As armadilhas do trabalho remoto, que preocuparam tanto as empresas depois do grande fracasso do Yahoo (só este?) criou alguns obstáculos ao crescimento deste modelo de trabalho.

O Yahoo, teve esta má experiência em função do despreparo de seus dirigentes na hora de adotar este modelo. A migração para um modelo de trabalho remoto não é simples.

Em uma matéria publicado no site da Forbes, Michael Kearns, vice-presidente corporativo da Toptal, explica: “Os clientes estão muito focados em aprender a fazer o controle do trabalho remoto corretamente. É um processo que ainda está em desenvolvimento e justamente por isso, ainda é necessário acumular experiência nesta área”.

O modelo de Gig Economy vem crescendo entre a grande maioria das empresas de tecnologia do mundo inteiro e a opção pelo trabalho freelancer é explicada por Kearns, que complementou.

“O aprendizado para a transição para o trabalho remoto irá gerar mais oportunidades de trabalho freelancer e mais trabalho de capacitação para as equipes remotas das empresas aprenderem como fazê-lo corretamente. Por isso acredito que os freelancers ajudarão na transição do trabalho.”

O modelo amadureceu e o crescimento de mercado de trabalho freelancer, vem inclusive, em um momento oportuno para enfrentarmos a crise atual, sem a interrupção dos projetos em diversas áreas, principalmente, a de prestação de serviços.

Esperamos uma forte retração no número de vagas de trabalho formais em função da crise provocada pela pandemia do Covid-19, o que é óbvio, mas ao mesmo tempo, serão abertas grandes oportunidades para os freelancers de marketing digital e áreas relacionadas.

Impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer

Qual o impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer

Existe um ditado, que pode até parecer cruel, mas que na verdade reflete a realidade de muitas situações:

“Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”

O ditado é cruel mesmo. O impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer será benéfico, volto a dizer, embora a situação seja bastante preocupante e desagradável, em função do elevado número de mortes no mundo inteiro.

As análises até o momento, mostram que o impacto econômico desta crise será muito grande, basta ver os resultados negativos nas bolsas de valores em todos os países nas últimas semanas.

Na medida em que haverá uma sensível retração de colaboradores trabalhando no modelo CLT, em agências digitais e outras empresas ligadas ao mundo online, a demanda pelo trabalho de marketing digital, embora menor, em função da crise econômica, continuará existindo.

Por isso, acreditamos que o impacto no Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer será um incremento no número de oportunidades de negócios freela nos próximos meses.

É hora de monitorar de perto as oportunidades que irão surgir, e aproveitar esta oportunidade que infelizmente essa crise instalou no panorama global.

O freelancer de sucesso é por definição um profissional ser que se adapta rapidamente para atender às demandas do mercado, e essa é uma oportunidade para você testar esta sua habilidade.

Dê uma revisada no seu perfil profissional, para torna-lo mais atraente, envie Propostas para as oportunidades de trabalho disponíveis no site e esteja atento às interações.

Se você ainda não tem um perfil cadastrado no Marketing Job, a hora é essa, cadastre-se agora mesmo e participe de nossa comunidade de profissionais.

O impacto do Coronavírus sobre o mercado de trabalho freelancer, ao que tudo indica será de certa forma positivo, mas você precisa fazer a coisa acontecer, pois nada vai cair do céu para ajudar se você não tiver uma atitude proativa. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

Deixe seu comentário