fbpx

Mitos sobre o trabalho freelancer

Mitos sobre o trabalho freelancer

Principais mitos sobre o trabalho freelancer

Mitos sobre o trabalho freelancer que você precisa conhecer

Existem diversos mitos sobre o trabalho freelancer que muitas vezes, de tanto serem repetidos, acabam se tornando verdades absolutas, que no final, não correspondem à realidade deste modelo de trabalho.

Eu trabalho como freelancer há mais de oito anos e já ouvi quase tudo sobre este modelo de trabalho. Confesso que muitos dos conceitos errados que já ouvi por aí, tem origem na falta de conhecimento sobre o que é o trabalho freelancer e a Gig Economy.

Também devo confessar, que muitos destes mitos têm origem em um certo preconceito em relação ao trabalho freelancer, que na maioria das vezes, tem origem no que acabei de falar no parágrafo anterior.

O fato é que, seja para ganhar uma renda extra trabalhando como freelancer em seu tempo livre, ou para se transformar em um freelancer profissional em qualquer especialidade, o trabalho independente é uma tendência que veio para ficar.

Independentemente de ignorância ou preconceito, o fato é que alguns mitos sobre o trabalho freelancer ainda existem e meu objetivo neste artigo é justamente ajudar, principalmente quem está iniciando, ou pensando em começar nesta área, o que é mito e o que é realidade.

Conheça os principais mitos sobre o trabalho freelancer

Abaixo, listei os principais mitos sobre a vida de freelancer que vejo sendo repetidos por aí, trazendo em cada um deles, o que é verdade sobre o dia a dia de um freela.

1 – Ser freelancer não é trabalho de verdade

Este é um dos mitos sobre o trabalho freelancer que revela uma boa dose de ignorância sobre o que é realmente trabalhar de forma independente.

O número de freelancers vem aumentando em todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela plataforma UpWork e a Freelancer Union, revela que em 2020, mais de 43% da força de trabalho americana estará fazendo algum tipo de trabalho como freelancer.

Muitos freelancers se dedicam a esta atividade em suas horas livres, mas um contingente cada vez maior vem se tornando freelancers profissionais, ou seja, têm neste trabalho sua principal fonte de renda.

2 – Freelancers ganham menos que trabalhadores formais

Mais um dos mitos sobre o trabalho freelancer que ouvimos por aí, fruto também da mentalidade atrasada ou da falta de conhecimento sobre este modelo de trabalho que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos no mundo inteiro.

Além de todas as vantagens de ser freelancer, este modelo de trabalho, frequentemente proporciona ganhos muito superiores ao do trabalho formal, principalmente se você se posicionar de forma séria e comprometida neste mercado de trabalho.

Falo isso por experiência própria. Trabalho atualmente como consultor de marketing digital freelancer e ganho muito mais do que eu ganhava em meu último trabalho na mesma área, com carteira assinada e tudo mais.

Mitos sobre o trabalho freelancer

3 – O freelancer trabalha menos do que os trabalhadores formais

Outro dos maiores mitos sobre o trabalho freelancer é de que neste modelo você pode trabalhar bem menos. Se a sua motivação para trabalhar em casa achando que o freelancer pode relaxar com a carga de trabalho, esqueça a ideia.

O trabalho freelancer exigirá de você tanto trabalho quanto se você estivesse em um emprego formal, e às vezes, até mais, principalmente se você estiver iniciando uma carreira como freelancer profissional.

A responsabilidade com prazos, ter que cuidar de alguns aspectos do negócio que em um emprego convencional outras pessoas cuidariam para você e estar sempre monitorando novas oportunidades de trabalho é uma atividade intensa.

4 – Freelancers têm dificuldade em encontrar trabalho

Como dissemos na introdução deste artigo, a contratação de freelancers é uma tendência mundial. Um número cada vez maior de empresas contrata este tipo de profissional, até mesmo como forma de cortar gastos com encargos trabalhistas.

Com o aparecimento de plataformas especializadas no trabalho freelancer, como o Marketing Job e outras, ficou muito fácil conseguir ótimas oportunidades de trabalhos como freela.

Qualquer profissional que se dedique a este tipo de trabalho pode se cadastrar em nossa plataforma e contar com oportunidades de trabalho em diversas áreas, como marketing digital, web design, criação de textos e desenvolvimento de aplicativos.

5 – O freelancer não tem chefe

Entre os mitos sobre o trabalho freelancer, este é um dos mais comuns, e que se o profissional desta área não o identificar como mito mesmo, posse acabar tendo vários problemas.

Todo mundo que tem um negócio próprio tem um chefe sim, a própria pessoa. Um dos segredos dos freelancers de sucesso é justamente se cobrar constantemente em relação a prazos e resultados.

No caso específico do freelancer, além da sua própria cobrança, ele terá também a cobrança, mais do que justificada, das pessoas e empresas que contratam o seu serviço. Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso se você acha que freelancer não tem chefe, é hora de revisar este conceito.

Mitos sobre o trabalho como freelancer

6 – O freelancer vive isolado em casa

Este é um dos mitos sobre o trabalho freelancer que as vezes faz com que algumas pessoas desistam de trilhar esta opção de modelo de trabalho, justamente por serem extremamente sociáveis.

O freelancer não vive trancado em um quarto isolado trabalhando em um “retiro monástico” que o afasta de todos os outros. Esse contato com outras pessoas é inclusive muito indicado, justamente para quebrar a rotina do trabalho em home office.

Além da visita a clientes, uma das opções para quebrar este isolamento, é trabalhar alguns dias do mês em áreas de coworking. As vantagens dos espaços de coworking para freelancers são inúmeras, a começar pela quebra deste isolamento, passando pela oportunidade de trocar ideias com outros profissionais e fazer networking.

7 – Qualquer um pode ser um freelancer de sucesso

Bem, teoricamente, sim, qualquer pessoa pode ser um freelancer, mas na prática, existem sim limitações. Se você tiver disciplina e comprometimento, é claro que você pode ter sucesso nesta área. O problema é que de certa forma este é também mais um dos mitos sobre o trabalho freelancer.

O problema é que existem alguns perfis de profissionais que não se adaptam ao trabalho em home office, e isto sim é um obstáculo que na maioria das vezes não há como solucionar este problema, por se tratar de uma questão de personalidade.

De qualquer forma, se você se conscientizar destes bloqueios e trabalhá-los de forma a superar estas barreiras, como em qualquer outra atividade laboral, você poderá sim construir uma carreira de sucesso como freela.

Agora que você já conhece os principais mitos sobre o trabalho freelancer, pode começar a pensar em aceitar este desafio com mais conhecimento sobre o que está envolvido neste universo. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

2 Comentários

  • O maior dos mitos sobre o trabalho freelancer é o de que você pode trabalhar bem menos do que se estivesse empregada formalmente em uma empresa. É justamente o contrário.

    • Olá Fabíola

      Esse talvez seja o maior entre os mitos sobre o trabalho como freelancer. Tem muita gente que acha que ao virar freela vai poder acordar tarde, trabalhar quando quiser e bem entender, e sabemos muito bem que a coisa não funciona assim.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário