fbpx

Networking para freelancers

Networking para freelancers

Networking para freelancer

Networking para freelancers e seus benefícios

Já ouviu falar de networking para freelancers? Sabe dos benefícios que isso pode trazer para o seu negócio?

Se você ainda não sabe e muitas vezes se pergunta: Como faço para conseguir mais clientes, como conseguir indicações para outras empresas ou como fazer as pessoas conhecerem o meu trabalho, este artigo é para você.

Essas e muitas outras perguntas são respondidas com uma expressão muito simples: networking para freelancers. A palavra Networking vem da capacidade de você criar uma rede de contatos ou simplesmente ter conexões com outras pessoas.

Você pode se utilizar do networking para freelancers e diversas formas, seja para as pessoas conhecerem o seu novo trabalho.

Vamos supor que você tenha iniciado uma nova linha de produtos ou serviços, convites para alguma divulgação onde essas pessoas irão influenciar outras a adquirir os seus produtos ou serviços. E por aí vai, as possibilidades são variadas.

Provavelmente ao ouvir isso você já deve se imaginar sendo aquela pessoa que fica com os cartões na mão entregando para o maior número de pessoas possível, geralmente atrapalhando alguma conversa ou sendo inconveniente em alguns momentos.

Não se preocupe porque você não precisará fazer este papel, pois isso não será necessário para que você crie uma boa estratégia de networking para freelancers.

Principais benefícios do Networking para freelancers

Certo, mas ainda eu não vejo muita vantagem em criar um networking para freelancers, pode me mostrar de fato os benefícios? Claro! Vamos mostrar aqui nesse artigo de forma prática os benefícios do networking.

1 – Parcerias de negócio

Assim como no segmento privado, os trabalhos de freelas não precisam ser um ambiente de pura concorrência.

É possível fazer parcerias com outros freelas e nos momentos em que você estiver com um grande fluxo de trabalhos num prazo curto, é possível passar utilizar o seu trabalho de networking para freelancers, e deixar alguns trabalhos para outras pessoas do seu próprio segmento.

Dessa forma você cria uma rede de indicações e recomendações, e isso serve para ambos os lados.

3 – Conhecimento

Aqui vamos explorar um caminho a mais a ser seguido no processo de criação da sua rede de contatos, agora focando no conhecimento adquirido através da troca de experiência,

Neste caso a sua estratégia de networking você não terá como foco a criação de laços de relacionamento com potenciais clientes ou parceiros, mas sim com pessoas que possam transmitir conhecimento e melhorar as suas habilidades.

4 – Trabalhar a criatividade

Uma adição ao tópico anterior, uma boa estratégia de networking para freelancers é capaz de criar estímulos à criatividade, uma vez em que durante as conversas é possível que surjam novas ideias para novos projetos e melhorias em processos.

Como eu faço para criar uma estratégia de networking para freelancers?

Vamos mostrar algumas formas simples para você criar a sua rede de contatos mesmo sem ser um grande vendedor, até porque, no geral, nós que buscamos um trabalho freelancer não temos muito tino de vendas, mas ainda assim precisamos vender o nosso peixe, não é verdade? Vamos ver a seguir, então!

Networking para freelancers

Blog ou portfólio?

Essa pode ser uma dúvida se você está tentando criar o seu networking para freelancer, e a resposta é a seguinte: o portfólio será uma ótima ferramenta de apresentação ao cliente, uma vez em que ele chegou até você, independente da forma que tenha sido. O Behance é uma boa opção para isso.

No caso do blog, ele é uma importante ferramenta de marketing pessoal para freelancers. Seu blog será para que você possa transmitir o seu conhecimento, alcançar clientes e também outros freelancers ou empresas que possam querer te contratar ou trocar conhecimento.

Aqui no blog do Marketing Job já tivemos a oportunidade de discutir este assunto em detalhes, em nosso artigo Como Criar Um Site Para Freelancer.

Frequente espaços de coworking

Os espaços de Coworking são locais onde várias pessoas e empresas trabalham, num único espaço, mas temos um artigo específico que fala sobre isso.

Aqui é válido ressaltar porque nesses locais é possível estar mais presente com profissionais da mesma área ou até mesmo de áreas diferentes, onde você pode diversificar o seu conhecimento.

Além do networking, uma das grandes vantagens dos espaços de coworking para freelancer é quebrar a rotina de trabalho em home office e interagir com outros profissionais.

Participação em eventos

Ainda que possa parecer uma prática meio arcaica, saiba que esse método ainda é muito eficiente, porque nesses eventos é possível estar em contato com pessoas de diversos ramos e onde todos estão buscando as mesmas coisas: fazer networking ou apresentar produtos e serviços novos.

Utilização eficiente do Linkedin

Essa rede social foi criada justamente para o networking, então não tenha receio em se conectar com uma pessoa e enviar uma mensagem se for um cliente potencial ou outro profissional para trocar experiência.

Em uma estratégia de networking no LinkedIn você precisa ter muita cautela na forma de se comunicar e como fazer uma busca mais assertiva do cliente, tentando estudá-lo mais a fundo, antes do entrar em contato.

O networking para freelancers é tão importante quanto outras atividades de promoção pessoal que envolve este modelo de trabalho. Por isso, se você ainda não iniciou a sua estratégia, pense nisso. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

Deixe seu comentário