fbpx

O que é Freelancer – Tudo o que você precisa saber

  1. Home
  2. Freelancer
  3. Artigo

O que é Freelancer – Tudo o que você precisa saber

O que é ser freelancer

O que é Freelancer – Tudo o que você precisa saber

Se você ainda não sabe o que é freelancer, neste artigo vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre este termo e as atividades envolvidas.

A expressão Freelancer é um termo em inglês usado para denominar profissionais liberais que prestam serviços de forma autônoma, para empresas e pessoas físicas, por um determinado período de tempo.

O mercado de trabalho freelancer vem crescendo no mundo inteiro. Segundo uma pesquisa realizada pela organização Freelancer Union, 57 milhões de americanos trabalham como freelancers, seja de forma integral ou apenas em suas horas vagas.

Aqui no Brasil não é diferente. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de pessoas trabalhem como freelancers nas mais diversas áreas, como motoristas de aplicativos, profissionais de marketing digital, jornalismo, contabilidade e outras.

Para ajudar você a entender o que é freelancer, o conceito envolvido e as diversas circunstâncias que certam este modelo de trabalho, dividimos nosso artigo nos seguintes tópicos:

Então vamos lá. Esclareça todas as suas dúvidas sobre o que é freelancer e como é a vida das pessoas que optaram por esta forma de trabalho.

O que é Freelancer – O Guia Definitivo

Confira abaixo todas as informações necessárias para você esclarecer de uma vez por todas o que é freelancer e tudo mais que envolve este modelo de trabalho que está revolucionando a forma de trabalhar em todo o mundo.

1 – O que é freelancer

Como dissemos anteriormente, um profissional freelancer, ou freela, como também é conhecido, é o que chamávamos antigamente, de profissional autônomo, ou seja, um profissional que presta serviços esporádicos, de forma independente, sem vínculo empregatício e por tempo determinado.

Este modelo de trabalho vem sendo adotado per milhões de brasileiros já que a demanda por parte das empresas é crescente em função da flexibilização das leis trabalhistas e uma nova tendência global em termos de modelo de trabalho.

2 – Vantagens de ser um freelancer

Definido o conceito inicial sobre o que é freelancer, vamos analisar os motivos que têm levado tantas pessoas a optarem por este modelo de trabalho, seja como forma de complementar o orçamento ou como principal fonte de renda, como no caso dos freelancers profissionais.

Entre as principais vantagens do trabalho como freelancer é que você poderá trabalhar por conta própria, ditando seu próprio ritmo de trabalho e determinando você mesmo o quanto irá ganhar pelo seu trabalho. Mas a lista não para por aí. Entre estas vantagens também temos:

  • Escolher seu próprio horário de trabalho
  • Selecionar as suas áreas de atuação
  • Não ser limitado em seu aperfeiçoamento profissional
  • Não ter que se submeter ao caos urbano para ir trabalhar
  • Ter uma qualidade de vida melhor

Estes são alguns dos principais motivos para tanta gente ter se decidido por esta opção de trabalho, mas como toda moeda tem dois lados, existem também algumas desvantagens.

3 – Desvantagens de ser um freelancer

Como em tudo na vida, existem vantagens e também desvantagens em ser um freelancer, que também devem ser analisadas se você estiver pensando em investir nesta área.

Quando me perguntam sobre o que é freelancer, sei que a maioria das pessoas pensam em receber como respostas uma lista de coisas ótimas, mas existe também o lado difícil. Entre as desvantagens eu destaco as seguintes:

  • Instabilidade de rendimentos devido à sazonalidade
  • Falta de benefícios trabalhistas em função do trabalho
  • Isolamento em função do trabalho em home office

É claro que todas estas desvantagens podem ser solucionadas de maneira bem simples. Tanto a instabilidade de rendimentos quanto a ausência de benefícios trabalhistas, podem ser resolvidas com um bom planejamento financeiro e previdenciário.

O trabalho em home office, realmente isola você, mas este problema também pode ser facilmente resolvido se você trabalhar como freelancer em um espaço de coworking, o que é altamente recomendável, até para o seu networking.

4 – Quanto ganha um freelancer

É claro que se você está interessado em saber o que é freelancer, tem curiosidade também em saber o quanto ganha um profissional nesta área. A resposta infelizmente não é única, pois varia em função da atividade que você exerce.

Uma pesquisa publicada pelo site Aparelho Elétrico, mais da metade dos freelancers brasileiro ganham até R$ 5 mil por mês, um valor bem acima da média salarial do país, que gira em torno de R$ 2,3 mil.

A remuneração varia muito em função da área onde o freelancer atua. Os profissionais de marketing e programação, por exemplo, estão em alta e sua remuneração, até mesmo em função da falta de mão de obra qualificada, nesta área.

5 – Imposto de renda de um freelancer

Outro aspecto que as pessoas que estão interessadas em saber o que é freelancer devem prestar atenção é em relação aos impostos incidentes sobre esta atividade. Não é pelo fato de você não ter uma carteira assinada que você não precisa pagar imposto de renda sobre o trabalho freelancer.

Se você bobear nesta questão, poderá ter sérios problemas com o Leão, por isso, vai aí uma dica, que além de reduzir a sua carga tributária, também ajudará a conquistar mais clientes. Transforme-se em MEI – Microempreendedor Individual.

Sendo MEI, o seu imposto será muito menor, e você terá a possibilidade de emitir notas fiscais, que são exigidas por muitos contratantes. Para saber mais detalhes sobre isso, sugerimos que você leia o nosso artigo O freelancer deve se tornar um MEI.

6 – Perspectivas para o trabalho freelancer no Brasil

O crescimento do mercado de trabalho freelancer no mundo inteiro vem sendo bastante acelerado nos últimos anos, e na medida em que a economia se volta de uma forma mais intensa para os negócios online, a demanda pelo trabalho freelancer tende a aumentar.

Áreas como marketing digital e comércio eletrônico, por exemplo, já contam com um número bastante elevado de trabalhadores independente atuando como freelancers em suas diversas áreas.

As startups da Internet têm optado por este modelo de trabalho, justamente para poderem contar com uma estrutura enxuta e ao mesmo tempo poderem contar com colaboradores das mais diversas culturas.

Outras áreas também estão aderindo em massa a esta nova forma de contratação. Por isso é possível que daqui a alguns anos, a pergunta o que é freelancer não faça o menor sentido, pois será a mesma coisa que perguntar o que é trabalho.

7 – Melhores áreas para trabalhar como freelancer

É natural que você que está interessado em saber o exato conceito sobre o que é freelancer, também esteja interessado em saber quais seriam as áreas mais demandadas neste novo modelos de trabalho.

De acordo com uma pesquisa publicada no portal da revista Exame, as área onde existe maior oferta de trabalhos freelancer no Brasil, de maneira ampla, são:

  1. Profissionais de tecnologia da informação e de programação
  2. Designers e profissionais de multimídia
  3. Tradutores e produtores de conteúdo
  4. Profissionais de marketing e vendedores
  5. Engenheiros e profissionais da área de manufatura
  6. Profissionais administrativos
  7. Profissionais do direito
  8. Profissionais de finanças e administradores

No caso específico das especialidades voltadas para a área do marketing digital, que é a nossa especialidade aqui no Marketing Job, um levantamento feiro pela Rock Content mostra que as especialidades com maior demanda são:

  1. Produção de conteúdo
  2. Marketing digital
  3. Mídias sociais
  4. Web Design
  5. Designer gráfico e criação
  6. Comunicação e jornalismo
  7. Consultoria
  8. SEO – Otimização de Sites
  9. Tradução
  10. Produção audiovisual

Na medida em que o conceito de trabalho freelancer vai se disseminando e suas vantagens ficam mais evidentes para as empresas, é de se esperar que ocorram mudanças neste cenário de especialidades, com a inclusão de novas categorias.

8 – Como se tornar um freelancer

Agora que você já sabe o que é freelancer, vamos falar um pouco sobre o que você precisa fazer para atuar nesta área. Em primeiro lugar, você deve focar em uma área onde você realmente domine os conhecimentos, para poder conseguir uma projeção profissional que lhe garanta bons jobs.

O segundo passo é se organizar e estruturar para desenvolver esta atividade de maneira profissional de maneira adequada, seja para trabalhar apenas nas horas vagas ou então como sua principal fonte de renda, pois este mercado, embora esteja em franca expansão, vem ficando cada vez mais competitivo, como em outras áreas da economia.

O terceiro passo é montar uma estratégia para a divulgação do seu trabalho, cadastrando-se em sites especializados em trabalho freelancer, como o Marketing Job, e também montando uma estratégia de divulgação em outros canais, como as redes sociais, por exemplo.

Para que você possa ter mais informações sobre o que precisa fazer para atuar nesta área, sugerimos que leia o nosso artigo Como iniciar uma carreira de freelancer, publicado anteriormente aqui em nosso site.

Agora que você já sabe o que é freelancer e como funciona este modelo de trabalho, pode começar a se estruturar para ingressar neste mercado que nos parece bastante promissor. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados ao trabalho freelancer assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

4 Comentários

  • Lario

    2 meses atrás

    Muito bom o seu artigo sobre o que é freelancer. Minha grande dúvida é justamente é como começar a trabalhar neste modelos. Vocês teriam como me ajudar?

  • Muito boas as explicações sobre o que é freelancer e o que envolve este tipo de trabalho. Acho que esta é uma tendência irreversível, além de ser uma ótima oportunidade de trabalho.

    • Olá Célio

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa matéria explicando o que é freelancer foi útil para você. Concordamos que esta é uma tendência irreversível no mercado de trabalho moderno e por isso mesmo estamos trabalhando para contribuir com nosso esforço para o desenvolvimento deste novo mercado.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário