fbpx

O que é Gig Economy

O que é Gig Economy

O que quer dizer Gig Economy

O que é Gig Economy e como funciona este novo modelo de trabalho

Se você ainda não sabe o que é Gig Economy, pode ser que já tenha até utilizado os serviços de empresas que surgiram a partir desse mercado.

A Gig Economy é um novo conceito de economia que envolve novos tipos de relações de trabalho e que atende às necessidades, tanto dos clientes, quanto de quem está em busca de novas fontes de renda.

Os modelos econômicos têm sido fortemente impactados pelas novas tecnologias, e com as mudanças que elas trazem em termos de relações de trabalho. O resultado disso é o surgimento de um novo modelo que gradualmente vem conquistando o mundo.

O termo Gig Economy transformou-se em sinônimo de uma nova economia que vem reordenando a força de trabalho nesse novo conceito, onde não existe vínculo empregatício e que atende, na maioria das vezes, a demandas pontuais das empresas e também pessoas físicas.

O que significa Gig Economy?

Denominada como economia freelancer, a Gig Economy ganhou espaço no mercado mundial devido à flexibilização da era digital, onde as relações de trabalho puderam se tornar mais dinâmicas e atendendo necessidades de ambos os lados, através da prestação de serviços freelancer, com trabalhos temporários ou de curto prazo.

Segundo o relatório da Freelancer Union, só nos Estados Unidos no ano passado, 57 milhões de pessoas estavam envolvidos com o trabalho freelancer, seja para complementar sua renda ou de forma integral.

Elas são compostas das pessoas que, ou por opção ou por necessidade, saíram das empresas onde trabalhavam para atuar num mercado mais amplo e com relação de trabalho mais dinâmica, sendo possível atuar em áreas diversas sem necessariamente estar vinculado a várias empresas.

Entender o que é Gig Economy vai muito mais além de saber que é um novo meio de trabalho, mas sim que é um novo conceito onde você tem a liberdade de escolher a sua área de atuação e decidir como seguir a sua carreira, de forma totalmente autônoma.

As áreas que apresentam maior crescimento neste novo modelo são as relacionadas a serviços, como marketing digital, programação, web design, escrita e tradução, serviços contábeis, assistentes virtuais, transportes urbanos, entregas a domicílio e  outras.

Como dito no início, mesmo que você não soubesse o que é Gig Economy, muito provavelmente já tenha utilizado os serviços, como por exemplo:

  • Uber
  • 99 Táxi
  • AirBnB
  • Dog Hero
  • Marketing Job

 

Estes são apenas alguns dos exemplos de empresas que surgiram justamente por existir o espaço do mundo digital  e de serviços a ser preenchido com meios de trabalho ainda não explorados. Resumindo, o que é Gig Economy? É um novo modelo de relações de trabalho.

O que é Gig Economy

Encontre um trabalho freelancer

O que você pode também não saber é que a Gig Economy tem uma grande vantagem por englobar uma série de trabalhos independentes, e todos no modelo freelancer.

Dessa forma ela ficou carinhosamente conhecida como “freelancer economy”, e também pode ser tratada como “economia sob demanda”.

Provavelmente você já tenha ouvido falar dos trabalhos de freelancer, os conhecidos por “freelas” e tenha sido atraído pela possibilidade de ganhar uma renda extra ou até mesmo iniciar uma carreira nesse ramo.

Saiba que existem vários artigos aqui que falam sobre os freelas, como começar e dicas sobre como se destacar no mercado freelancer, mas antes de tudo você precisa dar o primeiro passo.

Começando a carreira de freelancer

Agora que você já sabe o que é Gig Economy e as vantagens que ela trouxe para o mercado de trabalho e mais especificamente para os freelancers, podemos falar um pouco sobre como iniciar sua carreira de freela, pensando nas áreas onde você tenha mais habilidades ou por novas experiências.

É possível que você acabe trabalhando com coisas que jamais imaginou começar antes, mas essa é uma das maravilhas da Gig Economy.

Além de poder trabalhar na área que você mais domina, ainda existe a possibilidade de se encontrar em trabalhos que não pensava em fazer antes ou nem sabia que podia ganhar dinheiro com isso.

Pessoas que adoram dirigir, mas nunca pensaram em transportar passageiros e ganhar dinheiro com isso acabaram trabalhando de Uber.

Da mesma forma, pessoas que tinham um quarto vago e nunca pensaram em alugar para quem quer passar um período de viagem acabaram disponibilizando o quarto pelo AirBnb.

Ainda neste caminho, muitas pessoas que adoram pets e curtem cuidar destes bichinhos, encontraram uma atividade agradável e lucrativa em portais de cuidadores de pets, como o Dog Hero.

Tudo vai depender exclusivamente do que você gostaria de fazer, pois com o crescimento do mercado freelancer no mundo inteiro, novas oportunidades surgirão.

Empresas com filosofias de Gig Economy

Ao descobrir o que é Gig Economy você deve ter pensado que só é possível estar inserido nesse meio através de trabalhos freelancer, mas muito pelo contrário.

Existem pessoas que trabalham para empresas que contratam colaboradores no sistema convencional, e possuem as mesmas liberdades que um freelancer, trabalhando em home office, também conhecido como trabalho remoto, com flexibilização de horários e pagamentos.

Assim como existem muitas empresas em que você não precisa de uma localização fixa e próxima da sede para te contratarem, ou seja, você consegue estar em qualquer local do globo, mas que de preferência tenha uma boa conexão com a internet, e pode trabalhar tranquilamente.

Significado de Gig Economy

Regularizando sua profissão de freelancer

A melhor forma para ter uma posição de destaque entre os demais começa por ter uma postura extremamente profissional, e o primeiro contato que o cliente vai ter com você será através da sua empresa, sua marca, você em si, por ser um profissional autônomo.

Nada melhor do que deixar sua função regularizada através de um CNPJ. Para freelancer que ainda não tem o conhecimento sobre o que é Gig Economy, e até mesmo para quem já está nesse ramo, é aderir ao MEI – Microempreendedor Individual.

Além de ter uma profissão regularizada e pagar impostos mínimos, você ainda conta com uma série de benefícios.

Já falamos sobre esse assunto mais amplamente em outro post onde explicamos os motivos pelos quais o freelancer deve se tornar um MEI.

Invista em você e nas suas habilidades

Não basta apenas saber o que é Gig Economy. É preciso se preparar para ela e entender qual será o seu papel neste novo cenário.

Você será o seu principal ativo, ao trabalhar como freelancer, então nada melhor para a sua carreira do que investir em si, através de cursos e ferramentas que possam otimizar o seu trabalho e a experiência com o seu cliente.

Seja através de ganho de conhecimento técnico ou pessoal, você vai estar alavancando sua carreira como freelancer e ganhando destaque dentre os demais profissionais da sua área.

A partir daí é continuar produzindo material, criando seu networking, que caso você ainda não tenha pensado neste aspecto da sua carreira, temos uma postagem sobre networking para freelancers que ensina como fazer e as suas vantagens, e aumentando sua carteira de clientes cada vez mais.

Agora que você já sabe o que é Gig Economy e como ela funciona, oque acha de levar esta opção de trabalho, seja ocasional ou em tempo integral, em consideração na hora de estruturar seus planos profissionais futuros? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

2 Comentários

  • Ótimo artigo explicando o que é Gig Economy para quem ainda não se deu conta desta verdadeira revolução que vem acontecendo no mundo todo e que gradativamente vem chegando no Brasil

    • Olá Guilherme

      Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo explicando o que é Gig Economy foi de seu agrado.

      Um grande abraço

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário