Analista de Mídias Sociais – O Que Faz e Quanto Ganhar

Analista de Mídias Sociais – O Que Faz e Quanto Ganhar

Analista de Mídias Sociais

Analista de Mídias Sociais – O que faz e quanto ganha este profissional

No cenário atual do marketing digital, o Analista de Mídias Sociais é um dos profissionais mais requisitados e bem remunerados do mercado, e a tendência é que a carreira continue em sua trajetória de alta nos próximos anos.

O analista de mídias sociais é o profissional encarregado do planejamento estratégico, supervisão e análise de resultados das ações de marketing nestes canais, coordenando as diversas funções e recursos envolvidos.

O Brasil é um dos países cuja população passa mais tempo nas redes sociais. Isso gera um mercado em potencial gigantesco, que chama a atenção das empresas, que buscam cada vez mais divulgar seus produtos e serviços através destes canais.

Neste artigo vamos explicar a fundo o que faz um analista de mídias sociais, quais os caminhos para a sua formação, áreas de atuação e também, a remuneração desse profissional. Nele vamos abordar temas como:

1 – O que faz um Analista de Mídias Sociais
2 – Quais são as atribuições de um Analista de Mídias Sociais
3 – Qual a formação de um Analista de Mídias Sociais
4 – Qual a rotina de um Analista de Mídias Sociais
5 – Quanto ganha um Analista de Mídias Sociais
6 – Perspectivas do mercado

Se você está em busca de informações para se tornar um analista de mídias sociais, este artigo é justamente o que você estava procurando.

1 – O que faz um Analista de Mídias Sociais

Em primeiro lugar, vamos definir exatamente o que faz um analista de mídias sociais, pois com tantas funções nesta área, muitas vezes as atribuições desse especialista são confundidas com outras que pertencem a outras áreas.

O analista de mídias de mídias sociais é basicamente um estrategista. Sua principal função é traçar o planejamento estratégico de marketing nas mídias sociais e analisar os resultados, buscando sempre o melhor desempenho das ações em função das metas traçadas.

2 – Quais são as atribuições de um Analista de Mídias Sociais

Definido de maneira geral o que faz um analista de mídias sociais, vamos mais a fundo no assunto e definir exatamente quais são as atribuições específicas desse profissional de marketing digital.

Entre as diversas atribuições deste profissional estão definir os seguintes itens fundamentais em termos de marketing nas mídias sociais:

    • Estratégia macro de marketing nas mídias sociais da marca;
    • Definição da Persona de Marketing a ser trabalhada;
    • Determinação do mix de canais a serem usados pela marca;
    • Metas e objetivos das ações de marketing;
    • Temas de conteúdos que serão trabalhados;
    • Formatos e recursos das publicações;
    • Elaboração do calendário editorial;
    • Datas e horários de postagens nos diversos canais;
    • Uso do recurso de impulsionamento para os posts;
    • Gestão de mídias pagas nas mídias sociais;
    • Análise de resultados e geração de relatórios de desempenho.

 

Como você pode ver, as atribuições de uma analista de mídias sociais não são poucas e por isso mesmo, exige desse profissional um profundo conhecimento das mais diversas dimensões do marketing digital.

As mídias sociais não podem trabalhar de forma isolada das outras estratégias de marketing digital envolvendo a criação de reconhecimento de marca, geração de Leads a serem utilizados em outras ações e divulgação direta de produtos e serviços.

O analista de mídias sociais precisa ter sempre em mente que é preciso criar uma sinergia em termos de marketing digital, ou seja, fazer com que uma dimensão das mídias digitais potencialize as ações feitas em outros canais.

Um bom analista de mídias sociais é aquele que consegue ter uma visão geral das diversas estratégias e contextualizar, no plano de marketing digital, as funções inerentes a sua área, alinhando-as às outras.

3 – Qual a formação de um Analista de Mídias Sociais

Como você pode ver pelo que já explicamos até agora, um analista de mídias sociais, ou analista de redes sociais, como também nos referimos, por uma questão de usos e costumes, embora exista uma diferença sutil entre as duas expressões, não acontece de uma hora para outra.

Um analista de mídias sociais precisa ser um profissional multidisciplinar, como é a tendência do mercado hoje em dia, como já tive a chance de mostrar em um artigo publicado na Company Page da Academia do Marketing no LinkedIn há algum tempo.

Essa visão multidimensional faz com que as ações de marketing nas mídias sociais estejam totalmente integradas às outras que empreendemos nos diversos canais digitais.

Um bom exemplo disso é a técnica de Social Media Optimization – SMO, que busca aplicar as técnicas de SEO às mídias sociais, para colocarmos estes canais em destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google e outros buscadores pela marca em si.

Por isso, a formação de um analista de mídias sociais envolve conhecimentos em diversas áreas, como por exemplo:

    • Um amplo conhecimento das diversas dimensões do marketing digital;
    • Domínio dos recursos das diversas plataformas de mídias sociais;
    • Produção de conteúdo e copywriting;
    • Conhecimento dos fundamentos de SEO;
    • Noções básicas de web design;
    • Fortes conhecimento das plataformas de anúncios das diversas plataformas.

 

Um outro requisito que é essencial, é que o analista de mídias sociais seja um Heavy User destes canais, pois a prática e o contato pessoal com esses canais, também traz uma boa carga de experiência.

4 – Qual a rotina de um Analista de Mídias Sociais

Muito embora o analista de mídias sociais seja um profissional com foco no planejamento estratégico, seu dia a dia é repleto de ações diretas sobre as publicações e continuidade das ações de marketing nestes canais.

Geralmente a parte operacional como criação e agendamento de posts não é executada diretamente pelo analista de mídias sociais, mas isso não significa que ele está longe do ambiente onde a “ação” acontece, muito pelo contrário.

Como supervisor do conteúdo que é veiculado em páginas e perfis, cabe ao analista avaliar a resposta do público, e dependendo do resultado, fazer ajustes nas campanhas.

Além disso o trabalho nas redes sociais é contínuo. É muito importante para garantir o fluxo de trabalho que o analista de mídias sociais esteja sempre planejando as novas campanhas, selecionando conteúdo, avaliando e fazendo ajustes no material produzido e propondo novas ações.

A geração de conteúdo para mídias sociais é um trabalho contínuo que exige muita pesquisa e planejamento, por isso, não podemos dizer que o trabalho do analista de mídias sociais se encerra com a elaboração do plano de marketing inicial.

Todas essas funções fazem parte do dia a dia de um gestor de mídias sociais, o que torna essa função ao mesmo tempo desafiadora e instigante, o que vem atraindo muitos profissionais para o cargo.

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5 – Quanto ganha um Analista de Mídias Sociais

Os salários para analistas de mídias sociais estão em alta nos últimos anos, já que a demanda por este tipo de profissional é crescente.

Segundo o portal Vagas.com, a remuneração de um analista de mídias sociais varia entre R$ 1.601 até R$ 3.068, ficando na média em R$ 2.199. É importante ressaltar que estes valores variam bastante em função do estado brasileiro em que você está.

Este na verdade é um salário de referência, pois na carreira, dependendo do seu grau de experiência e qualificação, pode ir muito além disso, como em outras carreiras em marketing digital.

Outro fator que acaba impactando o salário é o nível hierárquico, como em qualquer outra profissão. Um Analista de Mídias Sociais Pleno tem uma remuneração inferior ao de um Gerente de Mídias Sociais. Tudo é uma questão de experiência de mercado.

Como dissemos em um outro artigo publicado aqui no Marketing Job, nas carreiras digitais os salários acompanham o grau de especializaçaõ.

Outra possibilidade é o trabalho como analista de mídias sociais freelancer, onde o profissional pode trabalhar para vários clientes ao mesmo tempo, e nesse caso a remuneração vai variar muito em função do número de clientes.

6 – Perspectivas do mercado

O que esperar da carreira de analista de mídias sociais no futuro? Bem, a resposta para essa pergunta é simples: um caminha de crescimento tanto em termos de oportunidades de trabalho quanto no que diz respeito ao grau de especialização.

A demanda por profissionais qualificados é cada vez maior. As empresas não têm mais aquela ilusão inicial de que um analista de mídias sociais é aquela pessoa que faz “postagens” em sua página no Facebook ou perfil no Instagram.

As empresas hoje cobram resultados. Cobram geração de tráfego para o site, Leads e vendas em seus sites ou estabelecimentos físicos.

Em nosso curso de gestão de mídias sociais temos visto uma mudança clara no perfil das pessoas e empresas que o procuram. As pessoas perceberem que o conhecimento dos conceitos fundamentais é fundamental para campanhas de marketing nestes canais.

O mesmo vem acontecendo em nosso curso de produção de conteúdo para mídias sociais, pois as empresas descobriram que para conseguirem gerar engajamento e conversões através de suas postagens, precisam desenvolver conteúdo de qualidade e elaborado de maneira técnica.

Diante de um cenário desse, podemos dizer que as perspectivas para o mercado de trabalho para o analista de mídias sociais é o melhor possível.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

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