fbpx

Crescimento do mercado de trabalho freelancer

Crescimento do mercado de trabalho freelancer

Crescimento do mercado de trabalho freelancer e seus motivos

O crescimento do mercado de trabalho freelancer vem impressionando diversos analistas no mundo inteiro e no Brasil este movimento não é diferente.

Com os avanços da tecnologia e a mobilidade, esta tendência deve se acelerar nos próximos anos na medida em que profissionais de diversas áreas começam a se interessar por este modelo de trabalho.

Só para que você possa ter uma ideia, atualmente, segundo pesquisa realizada pelo site UpWork, um dos maiores portais de trabalho freelancer do mundo, com mais de 5 milhões de profissionais cadastrados no mundo inteiro, mais de 57 milhões de trabalhadores dos Estados Unidos são freelancers.

A pesquisa ainda aponta que 43% da força de trabalho dos Estados Unidos seja freelancer, em tempo integral ou nas horas vagas, até 2020. Isso significa que um em cada dois americanos trabalhando em serviços profissionais será freelancer nos próximos 5 anos.

A conclusão é que diante de um crescimento tão acelerado, é de se esperar que a tendência continue por muitos anos, e não tenha dúvida que sentiremos este mesmo movimento aqui no Brasil e no resto da América Latina.

Um dos motivos para o crescimento do mercado de trabalho freelancer é que esta modalidade torna a contratação tão simples e rápida quanto comprar um produto qualquer na Internet.

Os motivos para o crescimento do mercado de trabalho freelancer

Em pouco tempo, muitos de nós estaremos fornecendo nossos serviços como freelancers profissionais e teremos que encontrar trabalho para nós mesmos, de acordo com nossos conhecimentos e habilidades.

Portanto, se você ainda não tentou algum tipo de trabalho como freelancer, aqui estão sete razões para abraçar esta tendência.

1 – O trabalho freelancer está aumentando os níveis de renda

Se você está pensando em iniciar uma carreira de freelancer, acreditamos que esta é a melhor hora para fazer isso, inclusive, para não perder o timming desta tendência que fica cada vez mais clara.

Você poderá ganhar um bom dinheiro trabalhando neste modelos, seja em suas horas vagas ou em tempo integral. Atualmente contamos com muitas oportunidades de trabalho freelancer oferecendo uma ótima remuneração.

Na verdade, não importa se você trabalha em tempo integral como freelancer ou apenas nas horas vagas, você pode encontrar jobs interessantes que estejam de acordo com as suas habilidades e ser bem pago por isso.

2 – Pessoas mais qualificadas estão adotando o modelo de trabalho freelancer

Outro motivo para o crescimento do mercado de trabalho freelancer é que as pessoas inteligentes valorizam a liberdade, a flexibilidade e a qualidade de vida que este modelo de trabalho oferece, e esse é um dos motivos pelos quais um grande número de profissionais altamente qualificados estão se voltando para o trabalho freelancer e aproveitando a oportunidade para ajustar seu trabalho à vida.

Contribui também para este crescimento, a falta de mão de obra qualificada nas áreas onde se concentram as maiores demandas, como marketing digital, gestão de redes sociais, criação de textos, multimídia, programação e outras.

Para atender a essa crescente necessidade, as empresas estão abertas a pagar um bom dinheiro a pessoas qualificadas onde quer que elas estejam, o que significa oportunidades se abrindo globalmente.

Crescimento do mercado de trabalho freelancer

3 – O mercado freelancer está acelerando a globalização para as empresas

Hoje, é fácil imaginar que uma empresa com sede na Tailândia tenha um designer da Europa Central, um desenvolvedor da Índia e uma equipe de vendas nos Estados Unidos. Isso não seria nada fácil ou até mesmo possível, uma década atrás.

Essas composições de equipe significam que as empresas estão testando configurações de várias culturas em suas estruturas, até mesmo como forma de enriquecer sua cultura interna. Isso significa que, quando chegar a hora de escalar e começar suas operações em um novo país, elas já estarão acostumadas com a cultura local.

4 – O freelancer está ajudando a preencher a lacuna de talentos

Entre os motivos para o crescimento do mercado de trabalho freelancer é que quando as empresas apostam na transformação digital, é difícil encontrar profissionais qualificados nesta área.

Dada a competição acirrada por talentos, os freelancers oferecem uma opção viável. Hoje, o sul da Ásia possui o maior número de especialistas em APR – Automação de Processo Robótico e Machine Learning.

No caso específico do marketing online aqui no Brasil, este é um problema crônico nos últimos anos. A falta de mão de obra qualificada tem feito com que cada vez mais empresas recorram a freelancers de marketing digital.

5 – O trabalho freelancer abre oportunidades para todas as forças de trabalho

A força de trabalho freelancer está crescendo mais rapidamente. As plataformas de trabalho freelancer nas mais variadas áreas, estão unificando uma força de trabalho fragmentada. Não há limite de idade para ser um freelancer.

Mais de 30% dos americanos com mais de 55 anos estão trabalhando como freelancers. Após a aposentadoria no modelo de trabalho tradicional, muitas pessoas trabalham como freelancers e acham isso agradável.

Eles estão usando suas habilidades profissionais que construíram a partir de sua experiência anterior, em seus próprios termos. O perfil do freelancer está mudando rapidamente.

Parte do crescimento do mercado de trabalho freelancer se dá justamente pela reinclusão destes profissionais, desta vez, sem vínculo empregatício.

6 – As startups da Internet estão aumentando a demanda por freelancers

Uma outra razão para o crescimento do mercado de trabalho freelancer é o surgimento das startups da Internet, na medida em que a evolução tecnológica viabiliza novos modelos de negócios.

As startups devem permanecer ágeis e minimalistas para serem eficazes. Com mais ecossistemas de startups surgindo em todo o mundo, o trabalho freelancer online certamente aumentará.

Contratar um freelancer não requer contratos longos, encargos trabalhistas, espaço para escritório, políticas de RH e outros monstros da burocracia. Tudo o que qualquer startup gostaria de evitar o máximo que pudesse.

Motivos para o crescimento do mercado de trabalho freelancer

7 – O trabalho freelancer está mudando o conceito de empreendedorismo

Em um mercado tradicional, empreendedores são aqueles que iniciaram seus negócios oferecendo produtos e serviços, e expandem seus negócios, agregando mais funcionários e receita. Com o crescimento do mercado de trabalho freelancer este conceito está mudando.

Atualmente, um número crescente de freelancers está dando um significado adicional e totalmente diferente ao empreendedorismo. É possível começar um negócio próprio, contando apenas com um home office funcional e produtivo, seus conhecimentos e habilidades.

As pessoas estão utilizando suas próprias habilidades para diferentes oportunidades e vendendo-as nos sites especializados em trabalho freelancer, simplesmente trabalhando de forma independentemente e se estabelecendo como empreendedoras. Trabalhar em casa e ser empreendedor não são mais conceitos incompatíveis.

Conclusão

Os motivos para o crescimento do mercado freelancer expostos acima, são apenas alguns dos fatores que estão impulsionando este setor.

Você tem dezenas de razões para avaliar com muito carinho a possibilidade de iniciar seu próprio negócio como freelancer ou empreendedor.

A lista acima contém os motivos mais fortes para você passar a acompanhar mais de perto este mercado. Portanto, se você ainda não tomou a decisão, agora é a hora de considerar quais dos motivos mais lhe agrada e começar sua carreira como freela.

  • Compartilhe nas suas redes sociais:

Marketing Job

Autor Desde: 01/12/2019

Deixe seu comentário