fbpx

Erros que todo freelancer deve evitar

  1. Home
  2. Freelancer
  3. Artigo

Erros que todo freelancer deve evitar

Erros que todo freelancer precisa evitar

Erros que todo freelancer deve evitar

A experiência mostra que existem alguns erros que todo freelancer deve evitar para que não comprometa sua carreira e todo um trabalho de imagem pessoal que desenvolveu.

Tornar-se um freelancer é mais do que simplesmente negociar os projetos, realizar os trabalhos e entregar um serviço de qualidade.

Isso é um negócio, um empreendimento, então é necessário que haja organização, gerenciamento, atendimento de qualidade e muito mais.

Toda profissão tem os seus desafios, e com os freelas não seria diferente, mas principalmente para quem está em início de carreira, há certos erros que todo freelancer deve evitar, tanto pelo bom andamento do seu trabalho quanto para uma maior organização do seu negócio.

Trabalhar como freelancer, traz uma praticidade à vida das pessoas, seja pelos horários flexíveis, ambiente com menos pressão, possibilidade de estar mais próximo da família e por aí vai, mas isso não é motivo para tratar essa profissão sem seriedade.

Ter em mente que é uma profissão igual às outras, com obstáculos a serem superados e dedicação necessária para dar certo fará com que tudo possa caminhar melhor.

Principais erros que todo freelancer precisa evitar

Pensando em passar um pouco de experiência nesse ramo, vamos ver alguns erros que todo freelancer deve evitar para um melhor andamento do seu negócio, evitando o retrabalho e prejuízos à sua imagem profissional.

1 – Esquecer de fazer backups das informações

Muitos de nós possuímos muitos documentos e informações valiosas, e por muitas vezes cometemos o erro de não fazer o backup desses dados.

Por mais que hoje em dia a tecnologia esteja muito à frente, um simples copo de água, uma queda de energia, uma batida na máquina e outra série de possibilidades podem acontecer e você perder o seu equipamento, e, junto dele, todos os seus trabalhos e informações.

É um dos erros que todo freelancer deve evitar, e que geralmente a gente não se dá conta dessa possibilidade até que ela aconteça.

É a mesma coisa enquanto estamos fazendo um trabalho e após cada avanço não salvamos, e nesse momento acontece algo que faz o seu equipamento desligar e você precisar fazer tudo de novo.

Existem alguns meios para evitar esses erros comuns, sendo o primeiro deles comprar um HD externo para guardar as informações mais importantes, e principalmente deixar ele em um ambiente seguro.

Outra opção é assinar serviços de armazenamento, como DropBox ou Google Drive, sendo possível evitar a assinatura através de indicação de amigos que assinem os serviços.

Erros que todo freelancer deve evitar

2 – Falta de gerenciamento de tempo

Trabalhar em um sistema de home office pode ser uma ótima opção, mas não ter um bom sistema de gerenciamento é certamente um dos erros que todo freelancer deve evitar, para não comprometer o bom andamento dos trabalhos.

Por estarmos em casa ficamos mais suscetíveis a distrações, seja pela família, amigos, compromissos a serem resolvidos ou imprevistos, mas é sempre bom fazer o gerenciamento do seu tempo para que você não perca prazos.

É um trabalho que não é resolvido de um dia para o outro, muito pelo contrário, são necessárias várias semanas de observação, inclusive para descobrir em qual período do dia você é mais produto, e organizar nesse período as suas atividades.

Claro que exceções existem e você pode precisar resolver alguma coisa ou então aconteceu algo naquele período que você teve que parar de trabalhar, mas é importante saber que você precisará compensar essas pausas em outros horários.

3 – Prometer e não conseguir cumprir

É de encher os olhos quando os projetos começam a aparecer e temos a vontade de abraçar todos, seja para dar uma ajuda nas despesas mensais ou por querer aumentar o portfólio e alavancar a sua carreira como freelancer.

Mas o erro que todo freelancer deve evitar é prometer a entrega de projetos e não conseguir cumprir os prazos. Assim como ficamos animados com a grande quantidade de trabalhos que conseguimos, é desesperador quando olhamos para eles e os prazos estão muito próximos.

E isso não é bom por dois simples motivos, primeiro porque fazer algo às pressas pode ser que não consiga entregar algo de qualidade, e se você atrasar para entregar algum projeto vai gerar insatisfação por conta do cliente.

Ambos os casos podem fazer com que você perca o cliente, e consequentemente sua renda, além é claro, de comprometer a sua imagem profissional.

4 – Esteja sempre em busca de novos clientes

Quando trabalhamos de freelancer como uma segunda renda, seja ela para complementar o orçamento ou fazer algum tipo de investimento, às vezes se torna cômodo ficar apenas com os clientes que já conquistou e ir realizando os trabalhos para os mesmos.

Contudo, nós temos, também, o cenário de quem é um freelancer profissional. Mas em ambos os casos, ficar inerte com aquela quantidade de cliente, por mais que a renda seja interessante, não é muito aconselhável.

Quando o freela é a segunda renda, buscando novos clientes existe a possibilidade de você transformá-lo na sua renda principal, o que pode se tornar muito mais interessante financeiramente a longo prazo.

Já quando pensamos no freela como o seu único trabalho, pode ocorrer que num determinado mês você perca o cliente, e este é um dos erros que todo freelancer deve evitar, porque isso vai fazer o seu orçamento reduzir e você vai se ver precisando cortar gastos.

Por conta disso é muito importante estar sempre buscando novos clientes, sempre prestando atenção no seu fluxo de trabalho para não acumular muitas coisas e não ocorrer os problemas citados no outro tópico.

Priorize os clientes mais tranquilos e os que pagam mais, de acordo com a sua avaliação, e esteja sempre de olho na possibilidade de encaixar mais um na sua agenda.

Erros que todo freelancer tem que evitar

5 – Divulgação própria

Não é porque você exerce a função de freelancer que não deva fazer a divulgação do seu próprio trabalho. Seu marketing pessoal faz parte da rotina como freelancer. Deixar isso de lado é certamente um dos erros que todo freelancer deve evitar.

Pelo contrário, a sua profissão é o seu negócio, a sua empresa, e como tal ela deve ser divulgada, uma vez que essa é uma das maneiras de você conseguir cada vez mais clientes.

Será que o seu blog e suas redes sociais estão atualizadas? O seu portfólio está em dia com os últimos trabalhos realizados? Como está a descrição das suas habilidades e áreas de conhecimento? Tem depoimentos de clientes satisfeitos?

Os seus trabalhos são as suas melhores ferramentas para conseguir clientes, e você vai conseguir alcançar novos trabalhos a partir da divulgação dos que já foram feitos.

Muitas pessoas podem chegar até você, mas conseguir mensurar se o seu trabalho é o que elas precisam só será possível através da divulgação.

Para complementar a leitura deste artigo, sugerimos que você também leia um outro sobre este assunto sob o título Os Maiores Erros Que Um Freelancer Pode Cometer.

Agora que você já conhece os principais erros que todo freelancer deve evitar, é apenas uma questão de se policiar para não cair nestas armadilhas. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

4 Comentários

  • Acho que o maior erro que todo freelancer precisa evitar é atrasar na entrega de um job. Tem muita gente que acha que vale a pena pegar um montão de trabalho, mesmo sem poder entregar a tempo, e depois fica enrolando os clientes. Muito bom o artigo.

    • Olá Free Force

      Este é um erro muito comum entre os freelancers que estão iniciando, achar que podem pegar um “caminhão” de jobs e entregá-las em dia. Você deve começar devagar, justamente para poder encontrar o seu ponto de capacidade de produção.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

  • Da lista, acho que o maior erro que um freelancer pode cometer é justamente prometer entregar em uma determinada data e não cumprir o prazo. Esse é um dos principais erros que todo freelancer deve evitar.

    • Olá Belit

      Essa questão de não cumprir os prazos dos contratos é certamente um dos piores erros que um freelancer pode cometer. Isso gera um desgaste muito grande à sua imagem profissional e não ajuda a conseguir boas avaliações.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário