Marketing Digital e Web Design

Marketing Digital e Web Design

Marketing Digital e Web Design

Marketing Digital e Web Design – Uma dupla imbatível

Quem trabalha na área sabe que marketing digital e web design constantemente se encontram no desenvolvimento de campanhas de divulgação online. Esta é uma parceria que não há como ser dissociada.

O impacto visual é fundamental em campanhas de marketing, seja no ambiente online ou convencional, e por isso mesmo o Web Design ganha cada vez mais espeço no mundo todo.

Já na criação de sites, o profissional de web designe se faz presente, estudando não apenas cuidando da questão estética da presença online da marca, como também na usabilidade das interfaces digitais.

O desenvolvimento da identidade visual da empresa e sua devida adequação aos diversos ambientes online, como site, aplicativos móveis e redes sociais, é fundamental para um bom resultado das ações de marketing online.

Não é por outro motivo que o serviço de web design é um dos mais populares nos diversos marketplaces de serviços freelancer. Já se vai muito longe o tempo em que contratar um web designer era um “luxo”. Hoje em dia é uma imposição técnica.

A importância do web design no marketing digital

Infelizmente, é muito comum vermos algumas empresas achando que basta pegar uma imagem qualquer em um banco de imagens e achar que isso é o suficiente para compor um banner, por exemplo.

Marketing digital e web design andam juntos em um processo de comunicação único, e por isso precisam estar muito bem alinhados.

Do design gráfico ao web design, as imagens sempre foram fundamentais no processo de comunicação, tanto são que temos atualmente profissionais especializados nesta área, como muitos freelancers de web design e freelancers de design gráfico cadastrados aqui no Marketing Job.

Estes profissionais investiram muito tempo estudando tudo o que envolve o processo de comunicação visual e outras técnicas, para que os elementos gráficos de um banner, publicação nas mídias sociais ou ilustrações de um post publicado no blog da marca, complementem a mensagem de texto.

Um exemplo da parceria entre web design e marketing digital

Um ótimo exemplo do alinhamento de objetivos entre marketing digital e web design está nas estratégias de marketing baseadas em conteúdo.

Nelas, é essencial que o texto e as imagens se comuniquem de forma harmoniosa para que a mensagem seja entregue da forma mais eficiente possível. É o caso de publicações de artigos feitas no blog da marca, e-books oferecidos ou até mesmo vídeos.

Nestes casos o marketing digital e web design andam de mão dadas para que uma publicação de artigo em um blog ou até mesmo redes sociais, gere resultados efetivos. Afinal de contas marketing de conteúdo precisa ser encarado como um conjunto.

É curioso perceber que a maioria das empresas, se preocupa em contratar um bom redator web, um profissional de SEO, mas acabam se esquecendo dos web designers, que são tão importantes quanto os outros profissionais no processo de comunicação.

O resultado disso é que sem essa parceria entre marketing digital e web design, acabamos por contatar que artigos muito bem elaborados e com um ótimo trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca, acabam gerando poucas interações, pela aparência da peça em si.

Marketing Digital e Web Design

Outro caso interessante onde marketing digital e web design precisam estar alinhados no sentido de atingirmos uma determinada meta, é na criação de Landing Pages.

As Landing Pages se diferenciam das outras páginas do nosso site, justamente por terem como único foco a conversão. Por isso, o Web Design é fundamental em sua criação, pois estaremos lidando com um funil de conversão inteiro, inserido em uma única página.

Muita gente fica focada no copywriting e gatilhos mentais e acaba se esquecendo de harmonizar a estrutura como um todo. É claro que a argumentação desenvolvida no texto é importante, mas saber colocar o Call To Action no lugar certo, pode ser decisivo para o sucesso da conversão.

Se formos analisar os diversos canais de divulgação online, veremos que web design e marketing digital precisam estar sempre trabalhando juntos para que possamos ter resultados positivos em nossas ações online.

Podemos afirmar que o marketing digital é a estratégia e o web design a forma como conduzimos visualmente essa estratégia. É por isso que marketing digital e web design devem andas sempre de braços dados para o sucesso do seu site. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro como freelancer gratuitamente em nosso site, e publique seus pacotes de serviços na área do marketing digital e outras relacionadas em nossa plataforma

Deixe seu comentário