Diferença Entre Desenvolvedor Web e Web Designer

Diferenças Entre Desenvolvedor Web e Web Designer

Qual a diferença entre Desenvolvedor Web e Web Designer?

Quais são as diferença entre Desenvolvedor Web e Web Designer? Você saberia dizer? Se não, este artigo vem bem a calhar para sanar de uma vez por esta dúvida.

Montar um site ou uma loja online para o seu negócio requer a contratação de profissionais para criar, configurar e colocar essa página de web a disposição do seu público.

Neste artigo vamos ajudar você a evitar um erro que é muito frequente, o de confundir os papeis do Web Designer e do Desenvolver de Web.

Na verdade, é muito provável que você não saiba sequer qual desses perfis profissionais se encaixa no seu projeto, ou se realmente é necessário contratar a ambos.

Não se preocupe, pois logo vamos resolver essa dúvida de uma vez por todas e você poderá colocar em andamento o seu projeto com a segurança de escolher a equipe adequada.

A principal diferença entre Desenvolvedor Web e Web Designer

A primeira coisa que você precisa levar em consideração na hora de escolher entre um desenvolvedor web e um web designer é o tipo de site que você precisa para o seu Projeto.

Por exemplo, você pode se basear em modelos já criados para WordPress, que só precisam de uns poucos ajustes, como os oferecidos pela Theme Forest, ou pode querer a criação de um design completamente novo com uma funcionalidade única para o seu negócio.

Essa decisão vai marcar o perfil profissional que você precisa para o desenvolvimento do seu projeto, e também a necessidade, ou não, de uma equipe de trabalho.

Caso seja algo muito simples, através de modelos e tendo apenas a necessidade de adaptá-lo à identidade visual própria e ao conteúdo do design gráfico, um web designer pode ser suficiente.

Se o que você precisa é um site já criado com modelo pronto ao qual serão inseridas algumas mudanças de funcionamento, o melhor a ser feito é contratar um desenvolvedor web.

No caso de um projeto onde o design e o funcionamento sejam exclusivos, a opção ideal será contratar uma equipe de designer e desenvolvedor freelancers, como temos diversos deles aqui no Marketing Job, isso não será difícil.

Diferença Entre Desenvolvedor Web e Web Designer

O que faz um Web Designer

Vamos nos aprofundar nesta questão da diferença entre desenvolvedor web e web designer, definindo exatamente qual o papel do web designer na realização de um projeto.

O Web Designer é o que chamamos de desenvolvedores front end, ou seja, os profissionais encarregados do desenvolvimento da parte que fica visível para o público em seu site ou loja virtual ou aplicativo. Podemos apontar esta como sendo a principal diferença entre desenvolvedor web e web designer.

Ele é sempre o primeiro a começar o trabalho. Um profissional de web design tem o papel de criar do zero toda a parte gráfica da sua página de web, ou seja, o design para web de tudo aquilo que você vê ao visitá-la.

Ele deverá desenhar todas e cada uma das páginas que constituirão o seu site com seus respectivos links, menus e seções paras as imagens e os vídeos que formarão parte do conteúdo que seus usuários terão acesso.

Se você tem certeza que precisa de um site com design exclusivo e desejar esquecer modelos já existentes, então precisa contratar um designer.

No Marketing Job você encontrará um grande número web designers com vontade e experiência para fazer o melhor para a sua empresa.

A diferença entre o desenvolvedor web e o web designer não para por aí. O web designer não é apenas uma peça chave na hora de criar um projeto de web único a partir do zero.

Esse profissional também pode ser o que você precisa caso queira utilizar um modelo de site onde deseja fazer mudanças gráficas. Além disso, um web designer pode ajudar você com o resto do design da sua página em relação aos conteúdos gráficos.

Por último, o web designer pode trabalhar em equipe com o desenvolvedor web. Ainda que os dois perfis profissionais executem diferentes tarefas, quando criam uma equipe e a comunicação entre eles flui, o resultado do trabalho final é excelente.

Além da criação de sites, está é uma área onde se encontram diversas oportunidades de trabalho em marketing digital, principalmente como freelancer de conteúdo web, por exemplo.

Diferença entre web designer e desenvolvedor web

O que faz um Desenvolvedor Web

O Desenvolvedor Web é o responsável por dar funcionalidade ao design criado. É o que chamamos de desenvolvedores back end, ou seja, o profissional responsável por dar vida ao design.

O desenvolvedor web é o profissional na área de TI especializado em linguagem de programação, como HTML, CSS e JavaScript, além da ligação da aplicação web com o banco de dados.

Por exemplo, o botão de comprar criado pelo designer não servirá para nada se não houver um código de função específico para que o cliente, ao clicar sobre ele, seja redirecionado a uma página onde possa efetuar a compra.

A mesma coisa acontece com cada uma das partes do site da sua empresa com as quais o usuário possa interagir. Portanto, um desenvolvedor web é sempre necessário. A diferença entre Desenvolvedor Web e Web Designer está em suas habilidades específicas e papel no projeto

Como dizíamos sobre o web designer e suas funções, a melhor opção é fazer o desenvolvedor e o designer web trabalharem juntos e de forma colaborativa para criarem o seu projeto.

Essa fórmula gera os melhores resultados, mas, acima de tudo, irá tornar o seu site único no mercado e que se diferencie da concorrência.  Você já sabe a importância de se diferenciar da concorrência, certo?

Se você já sabe qual profissional de web precisa ou se acha que o melhor no seu caso é criar uma equipe de trabalho conjunta designer e desenvolvedor, o Marketing Job é a solução ideal.

Agora que você já sabe a diferença entre Desenvolvedor Web e Web Designer, publique um projeto para contratar um designer, contratar um desenvolvedor ou criar o conjunto perfeito dos dois! Você escolhe e a gente te ajuda! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Carreira

Deixe uma resposta