fbpx

Como Manter a Disciplina no Home Office

  1. Início
  2. Home Office
  3. Artigo

Disciplina no Home Office – Como Manter

Como Manter a Disciplina no Home Office

Como manter a disciplina no Home Office e ser mais eficiente

Todos nós sabemos que manter a disciplina no home office é uma das principais barreiras para quem deseja trabalhar em casa, uma das principais tendências do mercado de trabalho, principalmente depois da pandemia, que alterou completamente os modelos de trabalho vigentes.

Não importa se você está trabalhando remotamente como colaborador de uma empresa ou como freelancer. O fato é que manter a disciplina em um modelo de trabalho em home office, é um desafio para qualquer um, mesmo os mais experientes.

Para quem pensa em trabalhar como freelancer profissional, sabemos que esse é um obstáculo que muitas das vezes acaba fazendo com que a pessoa simplesmente desista da ideia, infelizmente.

Não se iluda. Para manter a disciplina no home office você precisará estabelecer uma rotina muito clara e rígida, para que possa manter uma produtividade alta e com isso construir uma carreira de freelancer de sucesso.

Se você está pensando em trabalhar em casa e está em dúvida se conseguirá manter a disciplina no home office, com as experiências que acumulamos aqui no Marketing Job e opiniões de profissionais que já trabalham em casa, elaboramos uma lista com algumas dicas para você superar este obstáculo.

Dicas para manter a disciplina trabalhando em um home office

Para manter uma disciplina não é tão difícil. Existem algumas regras que, se seguidas a risca ajudam bastante a manter a disciplina em um escritório em casa e colocar tudo nos eixos.

1 – Crie um ambiente propício ao trabalho em home office

A nossa primeira dica sobre como manter a disciplina no home office é justamente criar um ambiente que seja propício a este modelo de trabalho. Trabalhar em qualquer cantinho, mudando de lugar todo dia, não funciona.

Mesmo que você more em um pequeno apartamento, sempre há como determinar um lugar para você “estabelecer” o seu home office. Fazendo isso, muitas das dicas que daremos abaixo, serão bem mais fáceis de serem cumpridas.

Aqui mesmo no blog do Marketing Job, já publicamos um roteiro completo para você montar o seu escritório em casa, sob o título Como Montar Um Home Office Para Freelancer.

2 – Elimine todo e qualquer ponto de distração

Complementando o assunto anterior, uma outra dica para manter a disciplina no home office é eliminar todo e qualquer ponto de distração que possa atrapalhar o andamento do seu trabalho.

Achar que uma televisão ligada é um dos pequenos “luxos” que um freelancer ou trabalhador remoto pode se dar, é um grande erro. Crianças brincando perto da sua área de trabalho? Nem pensar.

É claro que trabalhar em casa tem suas vantagens, mas pequenos pontos que desviam o seu foco do trabalho, podem ser um verdadeiro desastre em termos de produtividade.

3 – Vista-se como se fosse trabalhar em um ambiente formal

Como trabalhar em um home office é trabalhar como se fosse em qualquer outro lugar, você precisa se vestir de maneira adequada para o seu trabalho. Isso tem um impacto psicológico muito grande e vai ajudar você a se sentir realmente no trabalho.

Esse é um dos mandamentos do freelancer que você simplesmente não pode ignorar. Há muito tempo atrás, ouvi uma frase muito certa: Pijama ou camisola não combinam com a sua mesa de trabalho.

Disciplina no Home Office

4 – Mantenha o seu local de trabalho sempre organizado

Organização é chave para a disciplina em um home office. Defina prazos, etapas de execução, tarefas, organize suas ideias para que você alcance suas metas.

Tente organizar as tarefas que precisam de mais atenção em horários que você se sinta mais produtiva. E aquelas que são mais fáceis de serem resolvidas em dias mais agitados, onde sua concentração será menor.

5 – Estabeleça horários para a sua alimentação

Há um erro extremamente comum de quem monta um negócio em casa que é entrar em uma dieta de “sanduichinhos” por não ter tempo para comer. Ou então bagunçar totalmente os horários das refeições.

A disciplina no home office exige uma disciplina para as outras dimensões da sua vida. E isso inclui todo o ritual para suas refeições. Crie hábitos saudáveis. Por exemplo, não coma pendurado no telefone ou na frente do computador.

Uma boa chance para atender clientes são nesses horários. Faça uma alimentação adequada e marque um almoço. Socialize-se.

6 – Insira a sua família no processo

Como manter a disciplina no home office, muitas das vezes não vai depender só de você, principalmente se você orar com a sua família, esse é outro ponto a ser levado em consideração para que a coisa dê certo.

É importante que você insira a sua família neste processo, explicando que muito embora você esteja trabalhando em casa, você precisa manter a concentração em seus afazeres.

Muitas vezes a disciplina no home office fica difícil de ser mantida, porque a família associa a sua presença em casa à disponibilidade para realizar algumas tarefas caseiras, “bater um papinho” ou então simplesmente sair. Sabemos que não é bem assim, não é?

7 – Imponha alguns limites

Algo que muito se confunde é sobre a flexibilização de horários. É necessário estabelecer horários no seu home office. É certo que há uma vantagem em casos especiais, mas não é por isso que você vai trabalhar a hora que você quiser.

A rotina é aconselhável. Estabeleça um horário para sua jornada, tanto de início como término. É um erro não ter uma hora para começar e talvez um erro maior ainda, não ter hora para parar.

Seus horários para atender a clientes também devem ser controlados. Não é por que você trabalha em casa que você está 24 horas por dia disponível. Crie horários para esse atendimento, se não a coisa não funciona.

Como você pode ver, manter a disciplina no home office não é tão difícil assim. Basta que você siga algumas dicas como essas que acabamos de dar e outras que você pode conferir em nossa seção de artigos sobre Home Office. Para se manter em dia, assine a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro como freelancer gratuitamente em nosso site, e publique seus pacotes de serviços na área do marketing digital e outras relacionadas em nossa plataforma

2 Comentários

  • Realmente, a disciplina no home office é fundamental, caso contrário, o trabalho não flui.

    • Olá Estelita

      Concordamos plenamente com você. Um dos maiores desafios para quem deseja trabalhar em um modelo home office é justamente a questão da disciplina na rotina de trabalho.

Deixe seu comentário