fbpx

Os 10 Mandamentos do Freelancer de Marketing Digital

  1. Início
  2. Freelancer
  3. Artigo

Os 10 Mandamentos do Freelancer de Marketing Digital

Os 10 Mandamentos do Freelancer de Marketing Digital

Os 10 Mandamentos do Freelancer de Marketing Digital

Você já ouviu falar nos 10 mandamentos do freelancer de marketing digital? Se ainda não, este texto certamente irá não só interessar a você, como também ajudá-lo a ser ainda mais produtivo e profissional.

É algo meio bíblico, mas na verdade toda atividade laboral possui um código de regras que ajudam a ser mais eficientes e também evitam que você caia em algumas armadilhas que podem prejudicar a sua imagem.

No marketing digital não é diferente, principalmente se você trabalha como freelancer, uma modalidade de trabalho nesta área, que vem crescendo a cada dia no mundo inteiro.

Para quem está iniciando uma carreira como freelancer, as vezes é difícil determinar quais deverão ser as principais diretrizes para o seu trabalho. Esta lista com os 10 mandamentos do freelancer de marketing digital é um bom ponto de partida.

A lista dos mandamentos do freelancer de marketing digital

Confira abaixo, uma lista bem humorada, mas extremamente técnica, contendo os 10 mandamentos do freelancer de marketing digital, que elaboramos em função da experiência que já tivemos aqui no Marketing Job.

1 – Não pegarás jobs para as quais não estejas qualificado

De tão óbvio, esse nem deveria estar entre os 10 mandamentos do freelancer de marketing digital, mas acredite, tem muita gente por aí que faz isso e acaba se prejudicando, chegando ao ponto de ser até banido da plataforma de trabalhos freelancer.

Nos dias de hoje, os serviços de marketing digital exigem cada vez mais qualificação, e não é porque você “saca alguma coisa” de uma determinada técnica, que você se transforma imediatamente em um especialista.

2 – Não falharás na data de entrega do serviço

A pontualidade na entrega dos trabalhos é um dos mandamentos do marketing digital que em hipótese alguma pode ser descumprido, nem que aquela sua “vovozinha querida” tenha falecido, por acaso, bem no dia de entrega do serviço.

Um dos maiores erros de um freelancer é justamente falhar em relação a data de entrega do trabalho. Isso queima o seu filme e depois, não adianta das mil explicações para o atraso, porque o dano a sua imagem profissional já foi feito.

3 – Terás seu home office como um local sagrado

O trabalho de marketing digital em home office é viável, desde que você tenha disciplina e crie um local ao mesmo tempo agradável e produtivo, pois como o próprio nome já diz, este será o seu escritório em casa.

Um dos mandamentos do freelancer de marketing digital é justamente criar um home office para freelancer que permita a você trabalhar de maneira organizada e se concentrar em suas atividades.

4 – Não aviltarás o valor do seu trabalho

Esse é um dos mandamentos do freelancer de marketing digital, que muita gente acaba esquecendo na ânsia de conseguir mais jobs, e que no final das contas, prejudica o mercado como um todo.

Saber quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital não é difícil, é apenas uma questão de fazer contas. Aviltar o valor do seu trabalho só para tentar conseguir mais oportunidades, é jogar contra tudo o que você investiu em termos de qualificação.

5 – Criarás um perfil impecável nas plataformas de freelancers

Outro dos mandamentos do freelancer de marketing digital que não pode ser negligenciado é o de criar um perfil impecável nas plataformas de trabalho freelancer como o Marketing Job e outras.

Lembre-se que o seu perfil é uma verdadeira carta de vendas dos seus serviços, por isso, capriche nas técnicas de copywriting, use os principais gatilhos mentais e imagens de qualidade. Temos um roteiro completo sobre isso, que você pode acessar clicando aqui.

Mandamentos do Freelancer de Marketing Digital

6 – Promoverás seu perfil em diversos canais digitais

Outro dos mandamentos do freelancer de marketing digital é promover o seu perfil em plataformas de trabalho freelancer como o Marketing Job, nos mais diversos canais digitais, para ganhar exposição para o seu trabalho.

Sabemos que o marketing pessoal para freelancers é fundamental para a geração de novos contatos e trabalhos, por isso não deixe de divulgar seu perfil nas mídias sociais, no Benhance, seu perfil no LinkedIn e onde mais puder fazer isso.

7 – Não deixarás de fazer um bom Networking

O networking para freelancers é fundamental, pois através dele conhecemos novas pessoas, discutimos ideias e conseguimos contatos que acabam gerando ótimas oportunidades de trabalho.

Incluímos este entre os mandamentos do freelancer de marketing digital, poque como essa categoria está muito acostumada com o trabalho online, as vezes se esquece que o contato presencial também é muito importante, como por exemplo, em um espeço de coworking.

8 – Terás sempre um relacionamento cordial com seus contratantes

Manter um relacionamento cordial com seus contratantes é um dos mandamentos do freelancer de marketing digital que além de ajudar a construir a sua reputação profissional, ajudará em muito a conquistar novos trabalhos.

Um cliente satisfeito costuma gerar boas avaliações no seu perfil, o que funciona como prova social sobre a qualidade do seu trabalho. Isso transmite mais confiança às pessoas que estão em busca do serviço que você presta e resulta em um número maior de contratações.

9 – Formalizarás o seu negócio

Outro dos mandamentos do freelancer de marketing digital é formalizar a sua atividade, para que possa emitir nota fiscal de serviços e se manter dentro das normas estabelecidas pela receita federal.

Isso não é difícil. Em primeiro lugar, para aqueles que estão começando, o freelancer deve se transformar em MEI, Microempreendedor Individual, o que pode ser feito até mesmo pela Internet, regularizando assim a sua situação tributária.

10 – Não deixarás de se manter atualizado

Em um mercado tão competitivo e dinâmico quanto o do marketing digital, não de manter atualizado com as novas tendências, técnicas e ferramentas é um erro crasso que poderá lhe custar muito caro.

Na Academia do Marketing, vemos muita gente que já possui um bom conhecimento em algumas áreas, fazendo nossos treinamentos, que são frequentemente atualizados, justamente para se manterem em dia com as novidades.

Como você pode constatar, os 10 mandamentos do freelancer de marketing digital não são tão difíceis assim de serem cumpridos, e têm a vantagem de alavancar em muito a sua carreira e ganhos. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

Deixe seu comentário