Vantagens dos espaços de coworking para freelancers

Vantagens do coworking para freelancers

Vantagens dos espaços de coworking para freelancers

Nosso assunto de hoje são as vantagens dos espaços de coworking para freelancers, uma opção de ambiente de trabalho que vem atraindo muitos profissionais que optam por este modelo de trabalho.

Levando-se em consideração a essência do trabalho freelancer e a proposta dos espaços de coworking, é fácil entender que existe uma conexão direta entre os dois modelos.

Embora quando se fale em trabalho freelancer, na cabeça da maioria das pessoas venha logo a ideia de home office, os espaços de coworking também fazem parte das opções em termos de ambiente de trabalho.

Sabendo escolher adequadamente o melhor espaço de coworking para o seu caso, essa pode ser uma solução para superar alguns problemas causados pelo trabalho em home office, como a solidão, por exemplo, alavancar a criatividade e ajudar no networking com outros profissionais.

A equipe do Marketing Job, ouviu alguns profissionais mais habituados a esta solução e abaixo, mostra algumas das principais vantagens dos espaços de coworking para freelancers, e entre elas destacamos:

Você vai ver que o trabalho freelancer em espaços de networking pode fazer muita diferença em termos de produtividade e relacionamento.

As principais vantagens dos espaços de coworking para freelancers

Confira abaixo quais são as maiores vantagens de se lançar mão de espaços de coworking para desenvolver seu trabalho como freelancer.

1 – Infraestrutura pronta e adequada

Uma das grandes vantagens dos espaços de coworking para freelancers é que neles você já conta com uma infraestrutura totalmente pronta e adaptada às suas necessidades de trabalho.

Estes espaços em geral possuem uma ótima conexão com a Internet, oferecem salas de reunião para que você converse com seus clientes, ou outros profissionais freelancer, e em alguns casos, funcionam como uma referência em termos de endereço comercial e até mesmo fiscal.

Para quem trabalha com o trabalho freelancer online, como os profissionais de marketing digital, web design e desenvolvedores web, essa infraestrutura é fundamental. Além disso, dispor de um espaço destes para fins comerciais, reforça a sua imagem de profissionalismo.

Até mesmo dentro de uma estratégia de redução de custos, para quem utiliza um escritório convencional para desenvolver seu trabalho como freelancer, um escritório compartilhado pode ser uma ótima alternativa, se você alinhar esta estratégia com um home office para o seu trabalho como freelancer.

Vantagens dos espaços de coworking para freelancers

2 – Modelo com foco no trabalho freelancer

Complementando a questão de se contar com uma infraestrutura completa, outra das grandes vantagens dos espaços de coworking para freelancers é a de oferecerem bem menos pontos de distração, liberando você para focar exclusivamente em seu trabalho.

Muitos dos profissionais que não se adaptam ao trabalho em home office apontam as solicitações domésticas e outras formas de distração como um dos maiores obstáculos para superar neste modelo de trabalho.

É claro que em um espaço de coworking você também necessitará de alguma disciplina, já que outras pessoas também trabalham nesses espaços, mas venhamos e convenhamos que o ambiente mais “formal” de trabalho favorece a concentração.

Para quem não consegue manter a disciplina no home office, este espaço de trabalho é mais adequado, pois as solicitações e tentações de distração que certamente aparecem quando se trabalha em um home office, são bem menores.

3 – Super a sensação de isolamento no home office

Sabemos muito bem que um dos grandes obstáculos para algumas pessoas que desejam trabalhar em casa pela Internet é justamente a sensação de solidão que o trabalho em home office acaba gerando.

Uma das grandes vantagens dos espaços de coworking para freelancers é justamente ajudar a superar essa desagradável sensação de isolamento, já que em um espaço compartilhado você estará em companhia de outras pessoas.

Este é um dos aspectos do trabalho freelancer para o qual devemos prestar bastante atenção, pois esta sensação de isolamento acaba se refletindo diretamente sobre a produtividade e criatividade do freelancer.

4 – Estímulo à criatividade

Outra das vantagens dos espaços de coworking para freelancers é o estímulo à criatividade que estes espaços proporcionam. Eles geralmente são montados tendo como um dos objetivos, estimularem a criatividade dos profissionais que neles trabalham.

Quando se elabora um espaço de coworking, existem dois pontos que são fundamentais. O primeiro diz respeito à funcionalidade, um conceito implícito no modelo de negócio. O espaço de coworking precisa entregar uma solução prática, rápida e eficiente.

O segundo ponto é uma decoração que funcione como estímulo à criatividade, um dos diferenciais entre os espaços de coworking e o seu irmão mais velho, os escritórios virtuais, mais formais e dentro de um padrão mais tradicional.

Tudo em um espaço de coworking é voltado para estimular a criatividade. Ambientes amplos, decoração arrojada, cores e luzes são planejados justamente para funcionarem como estimulantes a criatividade dos frequentadores destes espaços.

Espaços de coworking para freelancers

5 – Networking com outros profissionais

Por fim, uma das grandes vantagens dos espaços de coworking para freelancers, e muita gente considera a principal, é a oportunidade de fazer um bom networking com outros profissionais da sua área e de outras.

É claro que trabalhar em casa é muito mais cômodo e em alguns casos mais tranquilo, mas o isolamento, que já citamos anteriormente neste artigo, além de chegar em um ponto que compromete até mesmo a sua criatividade, também não lhe permite trocar ideias com outros profissionais.

O trabalho em coworking coloca você em contato com outros profissionais, o que além de ser interessante em termos de socialização, é também interessante em termos de crescimento profissional.

O intercâmbio de ideias, muitas vezes acaba rendendo ótimas oportunidades de novos negócios, uma das virtudes cada vez mais citadas nas pesquisas que avaliam esta alternativa de ambiente de trabalho no Brasil.

O marketing pessoal para freelancers é uma das ferramentas fundamentais para o sucesso nesta área. É um dos grandes segredos dos freelancers de sucesso. Networking no marketing pessoal.

Por isso além de todas as vantagens dos espaços de coworking para freelancers citadas anteriormente, podemos acrescentar essa também. Estes contatos pode acabar se transformando em futuras parcerias e não raramente e grandes amizades.

Na nossa opinião, os espaços de coworking devem fazer parte da rotina de qualquer profissional freelancer, pois como acabamos de ver, são locais que ajudam não só a quebrar a rotina do home office, como também a gerar mais negócios, através do networking.

Agora que você já conhece as vantagens dos espaços de coworking para freelancers, o que acha de incorporar esta rotina à sua rotina de trabalho. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Freelancer

4 comentários em “Vantagens dos espaços de coworking para freelancers

  1. Marketing Job on

    Olá Carla

    Realmente. Como dissemos no texto, uma das grandes vantagens dos espaços de coworking para freelancers é a possibilidade de quebrar aquela rotina solitária imposta pelo trabalho em home office. Por isso mesmo, um dos segredos dos freelancers de sucesso é justamente tirar um ou dois dias na semana para trabalhar nestes espaços.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Marketing Job

  2. Carla Roanita Goes Farias on

    Acho que a grande vantagem dos espaços de coworking para freelancers, além do networking, que é super importante, é mudar de local de trabalho para variar um pouco.

  3. Marketing Job on

    Olá Wagner

    Na nossa opinião a grande vantagem dos espaços de coworking para freelancers é justamente gerar essa interação entre diversos profissionais. É claro que o networking é importante, mas essa troca de ideias e opiniões em conversas informais é realmente uma experiência enriquecedora.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Marketing Job

  4. Wagner Henrique on

    Acredito que entre as principais vantagens dos espaços de coworking para freelancers a mais relevante é justamente a possibilidade de interagir com outros profissionais. Networking é fundamental.

Deixe uma resposta