fbpx

Os segredos dos freelancers de sucesso

  1. Home
  2. Freelancer
  3. Artigo

Os segredos dos freelancers de sucesso

Segredo dos freelancers de sucesso

Os segredos dos freelancers de sucesso que você deve conhecer

Quais seriam os segredos dos freelancers de sucesso? Será que eles conseguem se destacar no mercado somente por seu conhecimento técnico ou haveriam outros motivos que os levam serem bem-sucedidos.

Trabalhando há vários anos como freela, e sempre buscando me aprimorar neste modelo de trabalho, passei a observar alguns profissionais que se destacam no mercado, para entender o que os levava a conseguir tantos jobs e remuneração superior aos outros freelancers.

Percebi com o tempo, que a questão não é só técnica. Estes profissionais na verdade adotam uma série de procedimentos, que somados acabam fazendo com que eles se destaquem em relação aos outros.

Neste artigo vou compartilhar com você alguns destes padrões, que eu mesmo passei a seguir, para que você também consiga se destacar em sua carreira de freelancer profissional ou part time.

Os principais segredos dos freelancers de sucesso

Na lista abaixo vou mostrar a você, aqueles que eu considero os principais segredos dos freelancers bem-sucedidos, que venho acompanhando há alguns anos, e que têm me ajudado muito no desenvolvimento da minha carreira.

Os principais segredos dos freelancers de sucesso

Na lista abaixo vou mostrar a você, aqueles que eu considero os principais segredos dos freelancers bem-sucedidos, que venho acompanhando há alguns anos, e que têm me ajudado muito no desenvolvimento da minha carreira.

1 – Planeje sua rotina

O trabalho como freela é um negócio, e como negócio, precisa ser muito bem planejado, para que além de ser lucrativo, tenha uma trajetória de crescimento. Por isso, um dos grandes segredos dos freelancer de sucesso é justamente o planejamento.

Em primeiro lugar, comece pelo planejamento da sua própria carreira como freelancer, estabelecendo metas e objetivos de médio e longo prazo para o seu negócio, para que possa acompanhar o seu progresso como freelancer.

Em segundo lugar, organize a sua rotina diária, com um planner de seus trabalhos em andamento, prazos de entrega e a prospecção de novos jobs. Sem uma rotina você corre um grande risco de ver tudo se transformar em um imenso nó.

2 – Conheça os seus números

Outro item que tem destaque na lista dos segredos dos freelancers de sucesso é conhecer muito bem os seus números. Como comentei anteriormente, ser freelancer é ser dono do seu próprio negócio, seja ele uma fonte de renda complementar ou sua atividade principal.

Para saber o quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, por exemplo, você precisa ter uma noção muito clara de seus custos diretos e indiretos, para conseguir precificas o seu serviço dentro da sua realidade operacional e à realidade do marcado.

Por isso, um freelancer de sucesso precisa ter sua matriz de custos e contabilidade muito clara, para poder manobrar seus preços dentro de uma margem que o permita conseguir mais jobs, oferecendo um preço justo e competitivo.

Segredos dos freelancers de sucesso

3 – Cuide do seu marketing pessoal

Outro dos grandes segredos dos freelancers de sucesso para se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é cuidar do seu marketing pessoal, afinal, como profissional independente, seu nome é a sua marca.

Ter um site para divulgar seu trabalho como freelancer é o primeiro passo, para criar uma referência online mais estruturada. Outro passo importante é criar perfis interessantes nas redes sociais mais importantes na sua área.

Outro ponto importante é ter um perfil organizado e completo em plataformas de trabalho freelancer como o Marketing Job.

Depois de fazer o seu cadastro, é importante que você o complete com uma boa foto, e informações sobre as suas especialidades, exemplos de trabalhos executados na sua seção de portfólio e outras informações importantes.

4 – Leve seu marketing pessoal para além da Internet

Muitos freelancers online acham que seu marketing pessoal deve ficar restrito a este ambiente, já que é nele que encontram seus principais clientes, mas este é apenas um dos vários mitos sobre o trabalho freelancer.

O networking físico também é importante para os freelancers online. Participar de feiras e congressos na sua área, é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e fazer seu networking.

Entre os segredos dos freelancers de sucesso, está também alocarem dois ou três dias por semana, para saírem do home office e trabalharem em espaços de coworking, onde também podem encontrar outros freelancers para trocar ideias e criar novos contatos.

5 – Saiba escolher os seus trabalhos

Outro dos segredos dos freelancers de sucesso é saber escolher de forma muito criteriosa os trabalhos para os quais vai se candidatar, para encontrar aqueles que sejam mais interessantes do ponto de vista profissional e também financeiro.

Aqui no Marketing Job, oferecemos diversas ferramentas e filtros para que você possa escolher aqueles projetos mais adequados às suas habilidades e expectativas de remuneração, para conseguir o útil ao agradável.

Projetos com uma boa descrição inicial, objetivos definidos a um orçamento que seja compatível com o valor que você cobra pelos seus serviços são o verdadeiro alvo de um freelancer profissional. O trabalho precisa valer a pena.

Os principais segredos dos freelancers de sucesso

6 – Mantenha um ótimo relacionamento com seus clientes

Antes de tudo, um freelancer deve sempre se posicionar como um consultor e ajudar seus clientes a atingirem os resultados que esperam. Para isso é necessário que haja uma perfeita sintonia entre o cliente e você.

Antes de tudo, mantenha o seu relacionamento no mais elevado nível de cordialidade e profissionalismo. Isso ajuda de várias maneiras na condução de um bom trabalho como freela, e cria uma imagem muito profissional, que reforça a qualidade do seu trabalho.

Identifiquei que um dos segredos dos freelancers de sucesso é justamente essa capacidade de ser maleável e cortes, fidelizando clientes que acabam se transformando em clientes recorrentes, sempre dispostos a fazerem boas recomendações.

7 – Estar sempre atualizado

O universo online é extremamente dinâmico, com novas tecnologias surgindo a cada dia e por isso, é necessário estar sempre atualizado, o que é certamente um dos maiores segredos dos freelancers de sucesso.

É importante que você esteja sempre atento a novas ferramentas, e tecnologias, através do acompanhamento constante de sites e outros canais especializados na área onde você atua, para não ficar ultrapassado.

Além disso, é importante que você participe de cursos de atualização e extensão para estar sempre agregando valor ao seu serviço e consequentemente valor. Isso é algo que o freelancer pode fazer sempre, querer saber mais e cada vez mais. Conhecimento não ocupa espaço.

Para complementar as informações apresentadas aqui, sugerimos que você também leia o nosso artigo Como se tornar um freelancer de sucesso.

Agora que você já conhece os principais segredos dos freelancers de sucesso, é apenas uma questão de ajustar a sua rotina a estas práticas e se tornar um profissional ainda melhor. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Participe você também do Marketing Job

Faça seu cadastro gratuitamente em nosso site, como freelancer ou então publicando seu projeto de trabalho

2 Comentários

  • Acredito que um dos maiores segredos dos freelancers de sucesso seja justamente saber como lidar com os clientes, para que eles se tornem recorrentes, garantindo assim um fluxo de trabalho constante.

    • Olá Daniel

      Sem dúvida alguma, o bom trato com os clientes é um dos segredos dos freelancers de sucesso. Além de ser uma forma cordial de lidar com seus contratantes, funciona também como uma maneira de fidelizá-los.

      Um grande abraço e sucesso

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário