fbpx

Marketing digital em home office

  1. Home
  2. Home Office
  3. Artigo
Marketing digital em home office

Marketing digital em home office é viável

Cada vez mais o marketing digital em home office se coloca como uma alternativa para quem deseja trabalhar nesta área. Muitos profissionais que até pouco tempo trabalhavam no modelo tradicional, com horários e presença obrigatória no escritório, estão adotando o modelo home office.

A tendência do trabalho remoto vem se espelhando pelo mundo, e segundo informações do site Remoters, especializado em questões relativas ao trabalho remoto, em pouco tempo, 40% da força de trabalho americana já estará trabalhando neste modelo.

Aqui no Brasil, o marketing digital em home office também vem se tornando cada vez mais comum, impulsionado pelo novo posicionamento das empresas e também por um número crescente de profissionais que decidiram se tornar freelancers profissionais.

As tecnologias digitais, como aplicativos de troca de mensagens e a facilidade de realizar vídeos conferências a qualquer momento, tem facilitado em muito este movimento, que ganha ainda mais forma, com sites que oferecem oportunidades de trabalho freelancer como o Marketing Job.

Oportunidades de trabalho no marketing digital em um Home Office

O mercado publicitário digital brasileiro caminha a passos largos, mas temos um problema sério que é a falta de mão de obra no marketing digital.

A demanda é crescente, mas infelizmente ainda não temos a quantidade necessária de profissionais, realmente qualificados em marketing online para satisfazer a demanda existente.

O resultado disso é uma verdadeira explosão dos salários no marketing digital, que tem feito a alegria dos profissionais dessa área e por outro lado têm elevado consideravelmente o custo das agências.

Neste cenário, as agências vêm perdendo competitividade e consequentemente clientes, principalmente junto aos pequenos e médios empresários.

Para piorar o quadro do marketing digital brasileiro, o caos urbano de cada dia, toma cada vez mais o tempo desses profissionais em engarrafamentos intermináveis e filas de estacionamento que além de caros, nem sempre oferecem as vagas necessárias para a legião de carros que circulam por nossas ruas e avenidas.

Marketing Digital em Home Office

O trabalho remoto como solução

Além dos problemas apresentados anteriormente, ainda temos a questão dos altos custos do espaço urbano que se junta às dificuldades de mobilidade.

Nas grandes metrópoles brasileiras os alugueis de salas comerciais beiram a insânia e em função disso, muitas agências tem optado pelo trabalho remoto como forma de otimizar custos, e ao mesmo tempo, ter uma equipe com uma qualidade de vida melhor que se traduz em resultados igualmente melhores.

O trabalho em marketing digital é do ponto de vista administrativo, simples e de fácil mensuração. Existem tarefas e objetivos a serem atingidos, como em toda e qualquer profissão. Por isso, pode ser conduzido, sem a menor perda de qualidade, a partir do ambiente doméstico. Métricas e KPIs estão ao para isso mesmo.

Relações de trabalho abertas

Em função das facilidades tecnológicas disponíveis atualmente, o marketing digital em home office é viável como opção de contratação efetiva ou até em tarefas freelancer, que se torna cada vez mais uma prática muito comum neste segmento.

Um profissional com uma boa formação em marketing digital tem atualmente um mercado muito promissor no Brasil, principalmente se tiver como foco os pequenos e médios empresários, praticamente ignorados pelas grandes agências digitais.

Tendo em vista que menos de quinze por cento dos pequenos e médios empresários brasileiros têm uma presença digital efetiva, seja através de seus web sites, e mais raramente, as mídias sociais, o potencial de crescimento do marcado é gigantesco.

Quem consegue identificar esse mercado, apresentar uma boa proposta de trabalho e conseguir traze-lo para seu portfólio não tem do que reclamar.

Em nossos cursos é cada vez maior o número de participantes que estão em busca de uma especialização em marketing digital justamente para poderem se estabelecer como consultores de marketing digital trabalhando a partir de um home office.

Disciplina é necessária no trabalho de marketing digital em home office

Embora em termos técnicos e negociais, a atividade de marketing digital em um home office seja plenamente viável, existe um fator fundamental para quem deseja ter sucesso neste tipo de empreitada: Disciplina.

Sem ela o profissional pode se perder entre afazeres domésticos e as dezenas de solicitações que estamos sujeitos quando desenvolvemos um trabalho profissional baseado em um escritório em casa.

No estágio atual do marketing digital, com um número cada vez maior de ferramentas necessitando serem usadas em plena harmonia, de forma a se atingir uma sinergia em marketing digital que nos possibilite ganhos de eficiência no conjunto de ferramentas empregadas, concentração é fundamental.

Se você permitir que os apelos externos do lar interfiram no seu trabalho, certamente perderá eficiência. É preciso separar o Home do Office para que a coisa realmente funciona. Sem isso, fica difícil manter a concentração e servir qualidade e eficiência aos seus clientes.

Trabalhar em casa é compreender o conceito, que vai muito além do Home Office. Para ter uma visão mais ampla desta questão, sugerimos que você leia o nosso artigo sobre a Disciplina no Home Office.

Trabalho em home office de marketing digital

Custos reduzidos geram um diferencial competitivo

Uma das grandes vantagens de uma atividade de marketing digital em home office é o baixo custo operacional se comparado a uma agência digital estabelecida.

Custos como aluguel, condomínio, IPTU e outros, típicos de uma empresa formalmente estabelecida, simplesmente somem quando se trabalha em um home office, e ai está uma ótima chance para criar um diferencial competitivo e disputar o mercado com as agências, de igual para igual.

Se você for sensato o suficiente para repassar essa redução de custos para sua tabela de preços, certamente estará em uma posição muito mais privilegiada que a maioria das agências digitais.

Repare que não estamos falando em prostituição do serviço profissional, com preços aviltantes, mas sim em adequação do preço do serviço à sua matriz de custos. Vou mais além, é preciso valorizar um trabalho mais focado e personalizado que pode ser oferecido por um profissional dedicado a poucos clientes. Alguma dúvida sobre isso?

Pronto para o desafio?

Meu intuito com esse artigo não foi o de dizer que desenvolver um trabalho de marketing digital em home office é fácil. Muito pelo contrário, expus de maneira clara e objetiva os vários obstáculos existentes no caminho.

Minha intenção é de chamar atenção para uma oportunidade de trabalho, que até a pouco tempo poderia parecer impensável. O marketing digital em home office me parece ser uma tendência que veio para ficar.

A agilidade e velocidade de ação proporcionada pelas mídias digitais, quebrou o engessamento proposto pelo modelo econômico herdado da revolução industrial que estipulava local e hora para as atividades de trabalho, e elevou o desafio profissional e empreendedor a um novo patamar.

Eficiência, nos dias de hoje está intimamente associada à agilidade operacional e baixos custos, o que coloca a atividade profissional de marketing digital em home office, um passo à frente da estrutura atual do mercado digital no Brasil. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

  • Compartilhe nas suas redes sociais:

Alberto Valle

Autor Desde: 02/12/2019

Deixe seu comentário