fbpx

Mercado de trabalho freelancer e suas tendências

Mercado de trabalho freelancer e suas tendências

Mercado de trabalho freelancer – Pesquisa revela tendências

O mercado de trabalho freelancer foi analisado no último relatório de pesquisa de mercado publicado pela MarketReportsOnline e trouxe alguns dados bastante interessantes.

Nesta pesquisa a consultoria oferece uma análise completa e abrangente do mercado de trabalho freelancer nos Estados Unidos abordando o crescimento do setor, oportunidades de mercado, cenário competitivo e apresenta as perspectivas de mercado até 2023.

Freela, trabalhador freelancer e profissional autônomo, são terminologias frequentemente usadas para uma pessoa que trabalha por conta própria.

Neste modelo de trabalho, não é necessário que os freelancers se comprometam com um empregador específico por um longo prazo, já que não possuem vínculo empregatício.

As plataformas de trabalho freelancer, como o Marketing Job, são usadas por empresas e profissionais independentes para se conectar e colaborar com os clientes, localizados em qualquer lugar do mundo.

O freelancer é um profissional autônomo que geralmente trabalha em home office ou espaços de coworking. Na verdade, podemos compará-los a microempresas onde eles são seus próprios chefes.

É um modelo de trabalho que cresce em todo mundo e na américa latina, e se tornou bastante comum nos últimos anos.

Os freelancers independentes costuma usar as plataformas especializadas em sua área de atuação, sites profissionais especializados para conseguir trabalhos freela.

Além disso, muitas vezes as oportunidades de trabalho freelancer publicadas nestas plataformas, são na verdade agências que utilizam estes sites para utilizar mão de obra ociosa em suas equipes.

Mercado de trabalho freelancer

Tipos e trabalhos freelancer mais procurados

Segundo o relatório da MarketReportsOnline , o mercado de trabalho freelancer pode ser dividido de acordo com o tipo de serviços que um freelancer fornece. Os quatro tipos de serviços são serviços de:

  1. Compartilhamento de ativos;
  2. Serviços de transporte;
  3. Serviços profissionais e artesanais, residências;
  4. Serviços diversos.

Entre os serviços que mais se destacam nas plataformas de trabalho freelancer a pesquisa menciona:

  • Desenvolvimento web;
  • Criação de aplicativos móveis;
  • Desenvolvimento de software;
  • Design gráfico e web design;
  • Criação de textos;
  • Tradução;
  • Pesquisa de mercado;
  • Consultoria;
  • Suporte administrativo.

Crescimento do mercado de trabalho freelancer

O crescimento do mercado de trabalho freelancer deve se manter constante nos Estados Unidos ao longo do período analisado, 2019 a 2023, uma tendência que também verificamos aqui no Brasil, principalmente em função da retomada do crescimento econômico nos próximos anos.

O mercado é apoiado por vários fatores de crescimento, como o desejo de que os profissionais trabalhem com controle sobre flexibilidade de horários e independência, aumento do custo de vida nos EUA, que vem forçando as pessoas a procurar fontes de renda adicionais, benefícios para os empregadores e a ampliação da lacuna educacional que contribui para a contratação de freelancers em maior número.

Mas nem tudo são flores, existem também desafios do mercado de trabalho freelancer que precisam ser analisados na hora de optar por este modelo de trabalho, como a imprevisibilidade na geração de renda, planejamento financeiro adequado, pressões de prazo e custo de treinamento.

Novas tendências do mercado

O relatório apontou também algumas tendências que vêm impulsionando o mercado de trabalho freelancer, ou Gig Economy como alguns também se referem a este modelo.

Estre estas tendências estão uma maior adoção do trabalho freelancer por parte dos jovens, crescente popularidade das plataformas de trabalho freelancer online, a opção de poder trabalhar em casa e a possibilidade de acesso a benefícios como aposentadoria, seguro de saúde e outros, por conta própria.

Outra tendência do mercado de trabalho freelancer identificada pela pesquisa é que um número cada vez maior de americanos que tinham no trabalho freelancer uma atividade desenvolvida apenas nas horas vagas ou como forma de complementar o orçamento, passaram a adotá-lo como trabalho em tempo integral.

Tendências do marcado de trabalho freelancer

Outras considerações sobre o mercado de trabalho freelancer

O relatório intitulado O mercado de freelancers nos EUA: Tamanho, tendências e previsões (2019-2023), fornece uma análise aprofundada do mercado de freelancers nos EUA em termos de volume, segmentos, regiões, tipo de emprego e volume bruto anual.

O cenário competitivo geral do mercado global de freelancers foi descrito qualitativamente. Isto é seguido pela análise qualitativa de plataformas freelancers baseados em projetos, como o nosso caso aqui no Marketing Job, players freelancers sob demanda e sistemas de gerenciamento freelance.

O relatório também avalia as principais oportunidades do mercado e descreve os fatores que estão impulsionando o crescimento da indústria.

O crescimento do mercado global de freelancers nos EUA também foi previsto para o período 2019-2023, levando em consideração os padrões de crescimento anteriores, os fatores de crescimento e as tendências atuais e futuras.

A Fiverr, Upwork, e a Toptal, são alguns dos principais players que operam no mercado freelancer dos EUA, quem tiveram seu modelo de negócio e desempenho analisados nesta pesquisa.

Nesta seção do relatório, foram fornecidas a visão geral dos negócios, a visão financeira e as estratégias de negócios das empresas.

Aqui no Marketing Job estamos sempre buscando informações sobre os rumos do mercado de trabalho freelancer, como forma de ajudar empresas e freelancers cadastrados em nosso site a se posicionarem de forma mais eficiente neste cenário.

Você pode acessar estas publicações em nossa seção Mercado de Trabalho. Para se manter atualizado sobre o mercado de trabalho freelancer e tudo mais que acontece neste setor, assine a nossa Newsletter.

  • Compartilhe nas suas redes sociais:

Marketing Job

Autor Desde: 01/12/2019

Deixe seu comentário