fbpx

Plano de Carreira Para Freelancers

  1. Home
  2. Carreira
  3. Artigo
Plano de Carreira Para Freelancers

Plano de Carreira Para Freelancers – Como Fazer o Seu

Desenvolver um plano de carreira para freelancers é uma atividade que poucos profissionais dedicam um pouco do seu tempo para realizar, mas que é de importância fundamental para ter sucesso nesta área.

Com o crescimento do mercado de trabalho freelancer que temos observado nos últimos anos, é de se esperar que os profissionais fiquem cada vez mais qualificados e focados em sua atividade de trabalho autônoma.

Isso leva a um aperfeiçoamento do mercado e consequentemente a um acirramento na disputa pelas oportunidades de trabalho, o que leva a uma profissionalização maior.

Por isso, criar um plano de carreira para freelancers deixa de ser um detalhe técnico e passa a ser praticamente uma necessidade, para que estes profissionais se adaptem a este mercado cada vez mais competitivo.

Esteja você iniciando uma carreira como freelancer, ou já atuando de forma intensiva na área, a criação de um plano de carreira é bastante interessante.

Neste artigo vamos mostrar o passo a passo de como criar um plano de carreira para freelancers, de forma que você possa se tornar um freelancer qualificado e em constante aprimoramento.

São informações que podem ajudar tanto o seu crescimento profissional como até mesmo a sua vida pessoal.

O passo a passo para a criação de um plano de carreira para freelancers

Como qualquer outra atividade no mundo dos negócios, para se tornar um freelancer de sucesso, você precisa antes de tudo, se planejar. Por isso, dividimos o nosso roteiro nos seguintes itens:

Vejamos então cada um destes pontos de sugestões para  criar um plano de carreira para freelancers, que destaque você dos outros profissionais no mercado de trabalho.

1 – Avaliação pessoal

O primeiro passo na elaboração de um plano de carreira para freelancers é justamente fazer uma avaliação pessoal que irá determinar os seus próximos passo.

O trabalho como freelencer não é para todos. Por isso, o primeiro passo na hora de elaborar um plano de carreira para freelancer é saber se você tem o perfil necessário para trabalhar neste modelo.

Como já dissemos anteriormente aqui em nosso site, existem perfis de profissionais que não se adaptam ao trabalho em home office, seja por uma questão de disciplina ou pela necessidade pessoal de estar sempre interagindo com outras pessoas.

É claro que tanto para a questão da disciplina no home office quanto para o problema da necessidade de interação com outras pessoas tem solução, mas o importante é avaliar se você está disposto a enfrentar estes desafios.

Plano de carreira para freelancers

2 – Avaliação de suas habilidades

O segundo passo na elaboração de um plano de carreira para freelancers é determinar quais são as suas habilidades atuais e as áreas onde você precisará buscar uma especialização maior, para se destacar no mercado.

Um dos segredos dos freelancers de sucesso é que eles trabalham no que realmente gostam de fazer e são profundos conhecedores das técnicas e ferramentas utilizadas nestas áreas. Por isso mesmo, conseguem se destacar em sua área de atuação.

Como dissemos anteriormente, o crescimento do mercado de trabalho freelancer está sendo acompanhado por uma exigência cada vez maior dos profissionais.

Por isso, você deve fazer uma análise do que você gosta de fazer e se possui as habilidades para ter um bom desempenho nestas áreas.

3 – Avaliação do mercado

Feita a sua avaliação pessoal e de suas habilidades, outro passo fundamental na elaboração de um plano de carreira para freelancers é avaliar as oportunidades existentes no mercado de trabalho para poder decidir onde focar.

Existem áreas onde a demanda por freelancers é maior, como por exemplo, a do marketing digital. Aqui no Marketing Job vemos esta demanda se concentrar em áreas como marketing nas redes sociais, marketing de busca, como SEO, links patrocinados e também em marketing de conteúdo.

Aliando a sua paixão e habilidades com as áreas que estão oferecendo as melhores oportunidades, o freelancer pode unir o útil ao agradável, fazendo o que realmente gosta e tendo facilidade de encontrar bons jobs com facilidade.

Neste item, temos uma recomendação especial. Não se deixe seduzir apenas pela questão financeira, ou seja, não direcione a sua carreira em função da remuneração. É importante para o bom desempenho de um freelancer, trabalhar naquilo que realmente gosta de fazer.

4 – Especialização

Como dissemos anteriormente, é bom que ao elaborar um plano de carreira para freelancers, se determine também uma área de especialização para concentrar seus esforços de aperfeiçoamento profissional.

Por exemplo, um freelancer de marketing digital, dificilmente consegue cobrir todas as dimensões do marketing online hoje em dia, devido a diversidade de técnicas ferramentas e a constante atualização.

Por isso, o ideal é que ele se especialize em áreas específicas, como por exemplo, marketing de busca, marketing nas redes sociais ou então marketing de conteúdo.

Determinada a sua área de especialização, concentre seus esforços e aprimore as suas habilidades no nicho de mercado escolhido. No caso do marketing digital, é importante que você faça cursos de especialização, participe de grandes eventos e web seminários.

Como elaborar um plano de carreira para freelancers

5 – Definição de metas e objetivos

Também como em qualquer outro negócio, em um plano de carreira para freelancer você deve estabelecer metas e objetivos, para poder acompanhar a sua evolução e resultados do seu trabalho.

Por isso, por exemplo, na definição de habilidades nas quais você precisa se atualizar, defina prazos para fazer cursos e ler livros relacionados ao assunto, uma das principais dicas para ser um freelancer profissional.

Não deixe a coisa ao “Deus Dará” pois em um mercado competitivo como o do trabalho freelancer, é preciso ser muito profissional em tudo, inclusive no cronograma que irá reger a evolução da sua carreira.

6 – Planejamento financeiro

Um ponto que muitos costumam deixar para trás na elaboração de um plano de carreira para freelancers é a questão do planejamento financeiro.

Se você está começando sua carreira como freelancer, até conseguir conquistar seus primeiros clientes, precisará se manter financeiramente. Por isso é bom ter uma reserva de caixa para fazer frente a estes momentos iniciais.

Outra questão a ser avaliada é a questão do imposto de renda sobre o trabalho como freelancer. Você vai precisar declarar seus rendimentos e neste caso, terá que fazer também um planejamento tributário.

Neste caso, a melhor opção para o freelancer é virar um MEI – Microempreendedor Individual, pois a carga tributária é bem menor, e a burocracia também.

Nós sabemos muito bem que falar sobre impostos sobre a prestação de serviços é chato, mas eles fazem parte da sua matriz de custos e impactam seus resultados financeiros, por isso é hora de deixarmos essa rejeição de lado e encararmos os fatos de frente.

Agora que você já tem todas as informações sobre como criar um plano de carreira para freelancers, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia com esta e outras matérias sobre a carreira de freelancer, assinando a nossa Newsletter.

  • Compartilhe nas suas redes sociais:

Camila Osorio

Autor Desde: 02/12/2019

4 Comentários

  • Muito boa a sua análise sobre a criação de um plano de carreira para freelancers. É curioso como para diversas outras áreas, as pessoas ficam preocupadas com a elaboração de um plano de carreira, mas quando o assunto é o trabalho freelancer, as pessoas acham que as coisas acontecerão sem planejamento algum.

  • Adorei as orientações para a criação de um plano de carreira para profissionais freelancers. Estou começando nesta área agora e certamente vou aplicar estas dicas ao meu projeto.

    • Olá Karyne

      Ficamos muito satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre a criação de um plano de carreira para freelancers foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Marketing Job

Deixe seu comentário